Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Dia de fogueira e de pedidos a Santo Antônio


Ele tem uma peculiaridade que o diferencia mais dos demais santos juninos. Santo Antônio é proclamado de santo casamenteiro. As simpatias evocando seu nome correm mundo afora. Hoje algumas pessoas celebram seu dia acendendo uma fogueira. Muitas mulheres, solitárias, pedem um bom marido com as experiências já incorporadas no nosso folclore, em nossa cultura. 

Engana-se quem pensa que Fernando Bulhões, nome verdadeiro de Santo Antônio, é lembrado apenas para atender somente a pedidos de casamento. Emprego, sucesso, saúde, objetos desaparecidos. Nasceu em Lisboa, Portugal, em agosto de 1.195 e faleceu em 13 de junho de 1.231, aos 36 anos de idade. Foi da Ordem franciscana e lesionou Teologia em várias universidades européias. 

Uma de muitas simpatias envolvendo Santo Antônio:

Para saber se irá se casar

Essa é uma curiosidade de toda mulher que atinge a idade de se preocupar com relacionamentos, amor e paixão. Saber se vai se casar logo ou não é uma expectativa muito interessante. Se você tem essa curiosidade, faça a seguinte simpatia, uma das mais tradicionais para o assunto: na véspera do dia de Santo Antônio, compre um copo branco e, à meia noite, coloque água. Quebre um ovo gelado dentro do copo, com cuidado, para não arrebentar a gema. Deixe no sereno por toda a noite. No dia seguinte, antes do sol nascer, pegue o copo e observe. Se estiver coberto por uma névoa branca você se casará antes do dia de Santo Antônio do próximo ano.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog