Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 21 de junho de 2011

Espaço Sindical


CTB-PB realiza 1º Encontro da Juventude Trabalhadora

A CTB-PB, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, realizou no último dia 18 de junho, no Auditório da Associação Comercial em Patos, distante 315 km de João Pessoa, o 1º Encontro Estadual da Juventude Trabalhadora que contou com a participação de 75 jovens trabalhadores(as).
José Gonçalves

No encontro foi discutido temas de interesse dos jovens, como a organização da juventude trabalhadora, as políticas publicas destinadas a essa classe e a conjuntura atual da política, tendo em vista o perfil dos jovens trabalhadores da zona urbana e rural.

O Secretário Nacional de Juventude Trabalhadora da CTB, Paulo Vinicius,  destacou os aspectos centrais da atual crise, os gravíssimos problemas sociais com que os trabalhadores e trabalhadoras se confrontam, em particular a juventude trabalhadora, além de enfatizar a importância de se renovar o movimento sindical.” É preciso construir ações diferenciadas, com caráter atrativo para chamar a atenção dos jovens para o movimento sindical”.

Ele adiantou ainda que segundo dados do IBGE e IPEA o Brasil tem hoje a maior população jovem da história em termos absolutos. Algo em torno de 50 milhões de brasileiros (as), entre 15 e 34 anos. “Atrair essa juventude para a luta dos trabalhadores significa abrir caminhos para uma militância que transborde das aspirações juvenis para ter conseqüência em uma militância parta toda uma vida. Devemos aproveitar este momento para atualizarmos a possibilidade da realização pessoal com a luta pelo socialismo.” Disse Vinicius.

O presidente da CTB/PB, José Gonçalves fez uma exposição da importância da construção da central junto aos jovens trabalhadores e trabalhadoras, visando renovar o movimento sindical, no campo e na cidade.” Precisamos inserir a juventude, homens e mulheres, na luta dos trabalhadores e trabalhadoras, renovando o quadro de associados nas entidades e conseqüentemente ocupando as diretorias dos mais diversos sindicatos”. Disse Gonçalves.

No final do encontro foi escolhida uma comissão de juventude, composta por 13 jovens, sendo Sanderleide (Rio Tinto), Biu (Sapé), Abel (Tavares), Josildo (Riaçhão do Poço), Adriana e Danilo (Piancó), Anderson, Zeca (Diamante), José Francisco (Sousa), Aparecida Dias (Patos) e mais dois representantes sendo um de Campina Grande e outro de João Pessoa, representando todas as regiões do estado, que tem como objetivo desenvolver o trabalho junto a juventude trabalhadora na Paraíba, através da CTB.

Esteve representando a UJS- União da Juventude Socialista na Paraíba, Marcelo, como também, o dirigente estadual do PCdoB Paraíba, Simão Almeida.
Adriana Lacerda Farias
Comunicação

Nenhum comentário:

Arquivo do blog