Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Fruticultores paraibanos visitam evento do setor em Mossoró

Produtores de abacaxi da Zona da Mata conhecerão técnicas de processamento de frutas e mercados dos EUA e Rússia
Érica Chianca
Mais de 10 produtores de abacaxi dos municípios de Araçagi e Itapororoca, Região da Zona da Mata paraibana, participam da Expofruito 2011, a partir desta quarta-feira, 08. O evento acontece em Mossoró e este ano visa discutir os desafios do setor para conquistar novos mercados e aumentar as exportações, principalmente junto ao mercado Americano e Russo. A caravana paraibana conta ainda com quatro técnicos do Estado e com a parceira do Sebrae.

A comitiva além de visitar o grande evento do setor, aproveita a viajem para conhecer a experiência de uma fazenda de cultivo de melão. Os agricultores também passam pela Central de Abastecimento do Ceará, que fica em Fortaleza, onde ocorre o comércio de verduras, legumes, hortifrutigranjeiros e produtos alimentícios.

Um dos focos do encontro este ano é estudo de alternativas para recuperação da fruticultura irrigada das consequências da crise da economia mundial do ano anterior, que afetou diretamente as exportações de frutas. Por isso, há necessidade de discutir meios de inovação, diversificação e agregação de valor aos produtos para melhor acesso ao mercado.

Uma dessas alternativas sugeridas é a agregação de valor na fruticultura, antes uma tendência, agora uma necessidade. O destaque vem para o processamento de frutas apontado por especialistas como sendo uma das principais alternativas para a fruticultura atual. O processamento, seja através de desidratação ou cristalização, significa inovação no processo produtivo, e representa ganhos reais para produtores.
 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog