Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Hemonúcleo realiza campanha para incentivar doação de sangue

O Hemonucleo de Patos, em ritmo junino, realiza neste dia 14 junho a campanha “Arraiá da Solidariedade”, das 07h ás 17h, data em que se comemora o dia Mundial do Doador de Sangue. Uma equipe estará de prontidão atendendo os interessados em praticar esse ato solidário. Haverá degustação de comidas típicas como; canjica, pamonha, bolo de milho, milho cozido, refrigerante, acompanhadas de muito forro pé de serra. 

A doação de sangue atende a população disponibilizando sangue e hemoderivados de qualidade, distribuídos em hospitais e unidades de saúde em Patos e toda região.

Para manter a qualidade nos atendimentos será necessário realizar campanha junto à comunidade para aumentar o número de doadores de sangue e normalizar o estoque destinado aos pacientes internos. O número de doações costuma cair sensivelmente nas datas que antecedem os festejos juninos, e nesses períodos é preciso estimular a solidariedade nas pessoas e conscientizá-las para a grande importância de salvar vidas com a doação de sangue. Em media 350 transfusões mensais são feitas para os pacientes portadores de doenças hematológicas. E recebe uma média de 380 doadores por mês.

Neste exato momento, muitas pessoas nos hospitais estão precisando de uma transfusão para continuar vivendo. Agora fique atento às seguintes informações:

Doar sangue é seguro?

SIM. O material utilizado na coleta é descartável, de uso único e não oferece qualquer risco de contaminação. A doação é rápida e a quantidade de sangue coletado é de 450 ml apenas.

Quem pode doar sangue?

Toda pessoa saudável que tenha entre 18 e 65 anos de idade e, no mínimo 50 kg de peso.

Se você doar sangue uma vez, não terá necessariamente que fazer novas doações, mas sempre que for possível, DOE.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog