Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Hospitais de Patos receberão orientações técnicas para impedir proliferação da bactéria KPC

Foto:Marcos Eugênio
Marcos Eugênio
 
Funcionários da Gerência de Vigilância em Saúde do Estado virão a Patos fazer um trabalho preventivo nos hospitais que possuem UTI, a exemplo do Regional Janduhy Carneiro, o principal do Sertão. O objetivo é impedir a presença da bactéria KPC (Klebsiella pneumoniae produtora de carbapenemase), chamada também de superbactéria, por ser resistente aos principais grupos de antibióticos, acometendo principalmente pacientes de UTI. 

A SES vai recadastrar todas as comissões de controle e infecção hospitalar, que serão obrigadas a enviar relatórios mensais. Os hospitais receberão novo modelo de notificação de microorganismos resistentes, segundo informou Julia Vaz, gerente de Vigilância em Saúde. 

A notificação da presença da KPC precisa ser feita imediatamente após sua detecção. Isso ajuda no seu bloqueio. A higienização crucial também no manejo com os pacientes. Para isso o álcool gel terá sua presença intensificada na rede hospitalar. Ações simples como a lavagem constante das mãos é uma das principais armas na prevenção à infecção hospitalar. 

O Hospital Edson Ramalho recentemente fez o isolamento da KPC em uma paciente de 72 anos que esteve internada no Hospital São Francisco, de Patos. Hoje a Unimed informou, tardiamente, a notificação da bateria em 11 de abril, contrariando as recomendações de aviso imediato pela Vigilância Sanitária.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog