Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 16 de junho de 2011

III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa está sendo sediada em Patos


A Prefeitura Municipal de Patos, através da Secretaria Executiva de Articulação e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), promove nos dias 15 e 16 de Junho (ontem e hoje) a III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. A abertura aconteceu na noite desta quarta-feira (15), às 19:00h, no Salão Paroquial da Igreja de Santo Antônio em Patos.
O tema geral da III conferência é: O Compromisso de Todos Por Um Envelhecimento Digno no Brasil, e foi abordado em palestra proferida pela promotora Edivane Saraiva. O objetivo da conferência é discutir a noite de efetivação de políticas públicas direcionadas à pessoa idosa, e as condições de tratamento a esse público.
Participaram do momento de abertura que contou com uma apresentação do coral da Fundação Ernani Sátiro (FUNES), representantes do governo municipal, Padre Elias Ramalho – pároco local, Pastor Shyslader, equipes dos NASF’s, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa, políticos, entre outros presentes.
“Um evento dessa natureza é importante para que o idoso tenha conhecimento sobre alguns direitos básicos que o assiste, bem como suas obrigações”, disse a promotora Edivane Saraiva.
Francisca Vasconcelos – presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, fez uma avaliação positiva da abertura do evento e disse ter ficado contente em perceber que haviam muitas pessoas interessadas em também colaborar com o evento, além de  fortalecer os serviços que já existem na cidade de Patos.
A expectativa para esta quinta-feira (16), é de que mais pessoas se façam presente para participar dos trabalhos e atividades que serão desenvolvidas durante a conferência.

Confira a Programação para este dia 16 de junho
08:00h – Credenciamento / Recepção
08:30h – Apresentação Cultural do Grupo “vivendo a vida”
09:00h – Leitura / Alteração / Aprovação do Regimento Interno
10:00h – 1º lanche
10:15h – Apresentação da Dinâmica dos Grupos: facilitadores (as) / coordenadores (as) / Relatores(as).
10:30h – Trabalho nos Grupos – representando os 4 eixos:
I – Envelhecimento e Políticas de Estado: pactuar caminhos inter setoriais;
II – Pessoa Idosa: protagonista da conquista e efetivação dos seus direitos;
III – Fortalecimento e Integração dos Conselhos: existir, participar, estar ao alcance, comprometer-se com a defesa dos direitos dos idosos;
IV – Diretrizes Orçamentárias, Plano Integrado e Orçamento Público da União, Estados, Distrito Federal e Municípios: conhecer para exigir; exigir para incluir; fiscalizar.
11:30h – apresentação dos trabalhos nos grupos (Diretrizes)
12:30 – Almoço/Relax
14:00h – Consolidação da Plenária
15:00h – Escolha dos(as) delegados(as) à Conferência Estadual
16:00h – Encerramento / Avaliação / Confraternização – 2º Lanche

Nenhum comentário:

Arquivo do blog