Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Jorge e Mateus sacodem Terreiro do Forró no último dia do São João de Patos


Marcos Eugênio

A atração mais esperada do São João de Patos 2011 não decepcionou. A dupla sertaneja goiana Jorge e Mateus, que em seu repertório adicionou novas tendências da música pop, mesclaram forró e axé às suas raízes, ampliando assim seu mercado fonográfico, veio a Patos e deu conta do recado. O público correspondeu interagindo durante todo o show, cantando com eles todas as canções numa única voz, a exemplo de “Pode chorar”, o primeiro grande sucesso da dupla. Difícil mesmo foi ver alguém parado. Os camarotes lotados pareciam que viriam abaixo com tamanho frenesi do público de todas as idades.

A última noite do São João de Patos deixou saudades para os patoenses e milhares de turistas de todos os estados do país que vieram, mais uma vez, celebrar os festejos juninos, outros reencontrar familiares e amigos, em uma das festas mais tranquilas do Nordeste. Outro show, mais puxado para a cultura regional foi do cearense Santanna (51 anos), descendente de uma família de artistas, que tem na veia musical a influência do aboio do vaqueiro, emboladores, das cantigas da lida do sertanejo, das rezadeiras. 

Foram oito dias de festa em praça pública com uma programação revezada no Terreiro do Forro e Terreirinho do Forró. Mais de 50 atrações, muitos trios de forró pé-de-serra e dedicação de um grande batalhão de funcionários de todas as secretarias municipais. Apoio do Ministério do Turismo e de diversas empresas privadas que sempre acreditam no potencial do São João de Patos. Para o prefeito Nabor Wanderley o sucesso do evento é uma marca registrada da cidade. Lembrou a geração de empregos e renda, o desenvolvimento local, além da receptividade do povo patoense, como também a segurança da festa, que transcorre sem anormalidades, deixando os turistas bem à vontade para festejar os santos juninos com muita alegria e diversão. 

O São João de Patos, um espaço democrático, para todos os gostos, seja o tradicional pé-de-serra, seja o forró eletrônico, como bem disse o prefeito de Campina Grande Veneziano na abertura do evento, teve como negativo apenas fatos isolados. Podemos citar o exagero no consumo de bebidas alcoólicas, em grande parte por jovens. Alguns turistas sem o menor discernimento do que seja educação, descumprindo regras simples de respeito ao próximo e às leis vigentes. O abuso exagerado no preço de produtos e serviços praticados por comerciantes ambiciosos também foi questionado e criticado pelos visitantes. Em algumas lanchonetes da cidade o cardápio foi reajustado em 50% no lanche. No mais fica a saudade e esperança que em 2012 o São João de Patos venha a acontecer ainda mais bonito, mais organizado.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog