Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 20 de junho de 2011

NOS AFLITOS, ALVIRRUBRO PATOENSE SE SENTE EM CASA

Aproveitando participação em seminário político, realizado em Recife-PE, no último final de semana (18/06), o ex-presidente do Esporte Clube de Patos, Professor Edileudo Lucena, compareceu ao Estádio dos Aflitos onde acompanhou a partida válida pelo Campeonato Brasileiro Série B, entre Náutico e Paraná.

Devidamente trajado com o uniforme do nosso alvirrubro patoense, o professor se sentiu em casa. No meio de uma torcida fanática que transformou os Aflitos num grande mar vermelho, Edileudo acompanhou a partida em que o Náutico sofreu para conseguir um empate. Perdendo um pênalti, ainda na primeira etapa, a situação se agravou quando no início do segundo tempo, o Paraná fez 1 x 0. Daí em diante, o Náutico foi com tudo para cima do adversário e, próximo ao fim do jogo, conseguiu empatar a partida, com uma nova penalidade máxima, agora bem cobrada.

A alegria que se espalhou naquele momento por todo o Estádio tinha uma razão: o gol de empate conseguido. Mas ficou evidente que aquele entusiasmo tinha também um outro motivo, não menos prazeroso para aqueles seis mil alvirrubros, é que naquele momento o rival Sport Recife, perdia por 2 x 0 para o Vitória da Bahia. 

A empolgação daquela nação fazia com que o uniforme alvirrubro do Esporte de Patos se inserisse como mais um “fanáutico” entre eles. O que é importante destacar, é que naquela camisa vermelha existia um escudo com o nome “Esporte”, o que poderia trazer certo desconforto, caso fosse observado. Coisa que não ocorreu.

É interessante relembrar que a origem do alvirrubro Esporte de Patos, surgiu destes dois pernambucanos rivais. Nosso Patinho herdou as cores vermelha e branca do Náutico Capibaribe, e fez alusão ao Leão da Ilha com o nome Esporte. Desde então, encontramos torcedores do Esporte de Patos que torcem pelo Sport do Recife, talvez pela fonética, e outros a exemplo do Edileudo, que se encantaram pelas cores alvirrubras e se tronaram Náutico de carteirinha.

É bom ressaltar que tanto Sport, 7º colocado, quanto Náutico, 9º, devem se recuperar na Série B para voltarem a representar o Nordeste na Primeira Divisão Nacional. E que o nosso conturbado futebol da Paraíba, deve encontrar uma saída para se estruturar e também colocar equipes nas competições nacionais.

Aquelas imagens de um estádio tomada de vermelho e branco servem-nos de inspiração para buscarmos e alcançarmos, um dia, em que possamos ver cenas do tipo se repetirem campos afora com um Esporte forte e competitivo que consiga atrair sua grande torcida de volta aos palcos do nosso futebol.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog