Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 14 de junho de 2011

Publicação traz propostas para Brasil melhor até 2022

Conjugando 31 renomados economistas do país, ‘2022’ apresenta panoramas sobre educação, energia, meio-ambiente e serviços públicos

Érica Chianca

O Brasil fará 200 anos em 2022. A data já começa a ser uma referência para se pensar estrategicamente o futuro do país política e economicamente. Foi com esta visão que os economistas Fábio Gianbiaggi e o paraibano Claudio Porto organizaram o livro "2022: Propostas para um Brasil Melhor no Ano do Bicentenário”. A publicação será lançada nesta quinta-feira, dia 16, às 18h, no Zarinha Centro de Cultura, e conta com apoio do Sebrae Paraíba.
O livro aborda assuntos como educação e provoca quando apresenta um panorama que até lá o Brasil ainda não perceberá o tema como agente fundamental de mudança para o desenvolvimento do país. As novas questões energéticas e ambientais tratadas pelos autores incluem desde o desafio do pré-sal e do setor de energia elétrica, assim como o desenvolvimento sustentável que aborda o desafio ambiental e define algumas metas a serem perseguidas nesse campo. Já a exposição do país à competição internacional é tomada como elemento importante de estratégia de crescimento.
A publicação faz ainda uma indicação do cenário fiscal brasileiro para a data, além de apresentar uma proposta para um regime “definitivo” de metas de inflação. Outro ponto interessante abordado no livro é o envelhecimento que a população passará nas próximas décadas e expõe como o regime previdenciário receberá o impacto. Dentro do campo das políticas sociais os autores defendem que o futuro dependerá da flexibilidade dos instrumentos e da busca contínua da focalização nos grupos mais desprotegidos da sociedade, assim como a criação de um sistema moderno de prestação de serviços públicos.
Para Claudio Porto, um dos organizadores do livro, "2022: Propostas para um Brasil Melhor no Ano do Bicentenário” é uma contribuição para a reflexão prospectiva de longo prazo, que se mostra ainda escassa no Brasil. “Temos uma cultura imediatista e há grande ênfase no curto prazo", resumiu.
O livro chega às livrarias nas versões impressas e digital. O público participante do evento de lançamento poderá adquirir a publicação durante o encontro por R$ 79,90. Fora os organizadores, “2022” conta com a participação de 29 economistas emergentes do país e com 17 artigos assinados.
 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog