Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 1 de junho de 2011

São José de Espinharas discute acesso a políticas de saúde em conferência municipal


O município de São José de Espinharas realiza nesta quinta-feira 02 sua 4ª Conferência Municipal de Saúde, que este ano tem como tema: ‘Todos usam o SUS! SUS na seguridade Social’. O prefeito Ricardo Wanderley falou sobre mais essa reunião que terá participação do Conselho Municipal de Saúde, representantes de diversas entidades da localidade. “Será um momento oportuno para a população discutir a saúde que possui e a que almeja”, adiantou.

Apontar erros, apresentar propostas que ampliem o acesso ao SUS, propostas estas que serão levadas pelos delegados dessas pré-conferências que devem ser realizadas pelos municípios até 15 de julho e apresentá-las na 14ª CNS - Conferência Nacional em Brasília, no final de novembro. São essas discussões que vão servir para a construção de políticas mais eficazes e abrangentes do SUS, maior plano de saúde do mundo, mas que precisa avançar bastante em questões como acessibilidade, resolutividade e humanização. 

Municípios de pequeno porte, que possuem apenas serviços básicos de saúde são os mais afetados, já que precisam buscar serviços de média e alta complexidade em outros centros. Além das distâncias a ser percorridas nesse sentido, o estado de conservação de ambulâncias preocupa. A superlotação da rede hospitalar também é um agravante. Há muitos problemas que vão ser elencados nas discussões da Conferência Municipal de Saúde. É de suma importância a participação da população através de suas entidades classistas.

Há duas semanas o Conselho Municipal de Saúde se reuniu para apreciar a prestação de contas da administração Ricardo Wanderley, em relação aos gastos com a saúde. Durante o encontro, que teve participação da secretária de saúde Lívia Wanderley, os conselheiros enfatizaram a importância da conferência para a ampliação do acesso da população ao SUS. Após análise e aprovação das finanças municipal no âmbito da saúde, o presidente do Conselho, Antônio Marinho, também destacou a implantação do Samu em São José de Espinharas e os avanços registrados nessa área no município. 

A 4ª Conferência Municipal de Saúde acontece nesta quinta 02 a partir das 08h da manhã no Clube da Piscina. O Conselho Municipal convida a todos a discutir a saúde pública de São José de Espinharas.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog