Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Secretaria de Educação lança projeto São João na Escola


Liliane Fernandes

A Prefeitura de Patos, através Secretaria de Educação, lançou na manhã desta quarta-feira (01), o  Programa São João na Escola, mais um projeto integrado ao programa ” Mais Educação”, do Governo Federal.

O projeto foi aberto pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimunda Melo Medeiros, localizada na Rua Paulo Leite, s/n, bairro Liberdade, e será desenvolvido em todas as escolas do município, durante o mês de junho. “O São João na Escola” tem como propósito, trazer inovação, entretenimento e diversão para os alunos da rede Municipal de ensino”, comentou o secretário Zeca.

Os alunos tiveram um dia diferente, eles participaram, juntamente com os professores e coordenadores, de um passeio de ônibus, pelas principais ruas da cidade, com direito a ônibus ornamentado, trio de forró pé de serra, animando  ás crianças, apresentação de danças, quadrilha, comidas típicas, e muita alegria e diversão.

Passeio de Carroça abre festejos juninos de Patos

No dia 17 de junho, uma sexta-feira, o centro da cidade de Patos vai, literalmente, parar. Mas é tudo em nome da alegria das tradições juninas. Trata-se de um passeio de carroças, promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação. São mais de 100 carroças, caprichosamente enfeitadas, transportando um cortejo caipira pra lá de animado, formado por alunos, professores e pais. Como não poderia faltar, tem a carroça dos noivos, com direito a padre e padrinhos de casamento.

Há sete anos essa atividade vem sendo desenvolvida com total aprovação da população patoense. Nos últimos dois anos o evento vem trabalhando temas específicos, e neste ano de 2011 terá como tema: “Construindo Saberes Por uma Cultura de Paz”. Os temas foram distribuídos por áreas.

As escolas da área do Belo Horizonte vão desenvolver o tema (“Escola, Família e Paz”), as escolas da área do São Sebastião (“Paz nas diferenças”), as escolas da área do Jatobá (“Meio Ambiente e a Construção da Paz”), escolas da área Frei Damião (“Direitos, Deveres e Paz”), e a área das escolas Especiais, que abrange Brasil Alfabetizado, Irmã Benigna, Correção de Fluxo e zona rural (“O Amor Como Referencial de Paz”).

De acordo com o secretário de Educação Zeca, será escolhida uma carroça por escola, com premiação. “É muito importante preservarmos e divulgarmos o que temos de mais autêntico e tradicional em nosso estado. Temos que viver intensamente esse período junino. Acho até que é um dever enquanto educadores e cidadãos de Sergipe”, comenta o secretário.

Zeca acrescentou ainda que este passeio é uma forma de resgatar a tradição da cultura popular e trazer para a escola as manifestações juninas a fim de que os alunos conheçam a história e os costumes da festa.

O desfile das carroças sai às 16h da Praça Edvaldo Motta, que fica no centro de Patos. O cortejo caipira vai percorrer as ruas: Solon de Lucena, Epitácio Pessoas, José Gomes Alves até o Terreiro do Forró. Confira mais novidades sobre os festejos juninos em Patos, no site: WWW.patos.pb.gov.br.

Airton Alves

Nenhum comentário:

Arquivo do blog