Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Areia preparada para rota cultural Caminhos do Frio

Dentro do calendário das principais atrações turísticas e culturais da Paraíba, o "Caminhos do Frio - Rota Cultural" chega à sua 6ª edição este ano. A programação inclui passeios, oficinas, shows, festival gastronômico e apresentações artísticas para movimentar os municípios durante o inverno. 

Para abrir o circuito, a cidade de Areia receberá a Rota 2011 de 18 a 24 de julho, seguida por Bananeiras, de 25 a 31 de julho. O terceiro município será Serraria, de 1 a 7 de agosto, o quarto Pilões (8 a 14 de agosto), seguido por Alagoa Nova (15 a 21 de agosto). O "Caminhos do Frio" encerra a programação 2011 na cidade de Alagoa Grande, de 22 a 28 de agosto.

Abertura - Tombada em 2005 pelo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e reconhecida pelos antigos festivais de inverno, o município de Areia volta a respirar cultura dando o pontapé inicial no projeto "Caminhos do Frio - Rota Cultural" de 18 a 24 de julho. A programação inclui passeios, oficinas, shows e apresentações movimentando os municípios. Uma das atrações é a cantora e compositora Renata Arruda.

O Governo do Estado investiu R$ 30 mil por cada município. Com essa verba que foi repassada para o Fórum do Frio, a secretaria de cultura de Areia fechou uma programação que unisse durante uma semana tradição, história e cultura. 

De acordo com disse a secretária de cultura de Areia, Janaína Azevedo, a programação consta de Festival Gastronômico que explora  o uso da rapadura e da cachaça nas iguarias culinárias e o Roteiro Civilização do Açúcar – Caminhos dos Engenhos com direito a degustação das cachaças do brejo, e ainda exposição do artesanato local, oficinas de dança de rua, percussão, escrita poética, e de educação musical, e ainda mostra de flores, apresentação de capoeira, hip hop, dança contemporânea e  tradições folclóricas, espetáculos teatrais para adultos e também peças infantis.

"Pensamos em inserir o público infantil no evento, já que a maioria das crianças estará de férias e, como sempre acontece, nunca é lembrada em eventos dessa natureza. Assim, estamos trazendo um espetaculo infantil do RN, A onça e o bode. Como entrada, pediremos a doação de um brinquedo para ser doado, por sua vez, às crianças dos programas sociais dos município, tipo creche, PETI, ed. infantil", disse Janaína.

Shows – As apresentações musicais acontecem no sábado, dia 23 de julho, no palco armado no Centro Histórico de Areia, começando a partir das 22h  com a  prata da casa, Tinho e banda, depois a cantora e compositora pessoense Renata Arruda e fecha com grupo Jackson Envenenado de Alagoa Grande.

"O nome de Renata Arruda foi escolhido porque queremos atrair um público que gosta da boa música, da MPB e é carente de shows dessa natureza, principalmente nas cidades pequenas. Além de que o areiense é um povo que cultiva o bom gosto musical",  argumentou Janaína Azevedo.

Caminhos do frio
-  O roteiro envolve seis cidades do brejo paraibano: Areia, Bananeiras, Serraria, Alagoa Grande, Alagoa Nova e Pilões, A Rota 2011 fechará a grade de atrações no dia 28 de agosto em Alagoa Grande. 

Localizado na mesorregião do Agreste Paraibano, o Brejo está dividido em oito municípios. Com suas cidades situadas na serra os termômetros nos meses de inverno chegam a marcar 12 graus, transformando os cenários que esbanjam beleza natural em imagens marcantes para quem visita. A região também é reconhecida por suas riquezas culturais, cidades tombadas pelo patrimônio histórico, produção de cachaça artesanal e uma gastronomia local que dá água na boca.

Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog