Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Começa hoje Festival do Frio de Matureia

Foto:ibahia.globo.com
Apesar dos obstáculos, o município de Matureia chega ao terceiro ano de Festival de Frio com várias atrações musicais e uma receptividade sertaneja convidativa. O evento que explora o clima como potencialidade turística, começa hoje (22) e reserva muitas atrações musicais, esportivas e culturais.
Segundo informações repassadas pela organização do evento, hoje haverá uma apresentação de repentistas a partir de 19h30, às 21h30 o cantor Renato Marinho começa o show. Às 11h30 Jorge Vercillo, atração mais aguardada da noite, se apresenta.  Aysllan Gabriel encerra a programação dessa sexta.
No sábado (23) haverá apresentações das bandas de forró Telengo Tengo e Vilões do Forró, Puro Veneno, Forrozão Bom Só Só. As bandas Mastruz com Leite, Espora de Ouro, Delmiro Barros e Forró do Punxincói encerram a terceira edição do Festival do Frio no domingo.
 O Festfrio será realizado com apoio da Prefeitura Municipal de Matureia, Sebrae, Ministério do Turismo, Banco do Nordeste e Cachaçaria Alambique. Durante o sábado e domingo haverá cavalhada, festival de voo livre e circuito de MotoCross.
Nas manhãs e tardes do sábado e domingo haverá o Festival de vôo livre. Segundo Bruno Wanderley, praticante de parapente, espécie de paraqueda inflável, foram investidos aproximadamente 3 mil reais na rampa entre material de construção para 138 metros quadrados de gramado e mão de obra. Ele informou que o acesso à rampa é de cinco quilômetros de estrada de barro em ótimo estado de conservação até a entrada do Pico do Jabre mais 1,5 km de subida em calçamento.
 A Prefeitura Municipal sinalizou todas as áreas de acesso a pista de motocross que fica localizada a menos de dois quilômetros da cidade no sítio Aliança. Cerca de 40 praticantes de MotoCross de Pernambuco e Paraíba foram inscritos.
No domingo será realizada uma cavalhada. Todos os anos o departamento de cultura da prefeitura municipal promove cavalhadas, a encenação envolve moradores e atrai os turistas. Os dois exércitos, mouros e cristãos, se posicionam e o confronto é inevitável. Lança, pontaria e velocidade põem em prova a habilidade dos cavaleiros vermelhos e azuis.

Para garantir a segurança do evento, cerca de 60 Policiais Militares e particulares estarão nas ruas. O Comandante da 2ª CIA de PM, Capitão Lima, assegurou a presença de 35 Policiais Militares para a segurança que trabalharão em conjunto com mais 25 seguranças de uma empresa privada. O Batalhão do Corpo de Bombeiros de Patos confirma presença de Unidade de Salvamento.
Haverá também uma ambulância do Samu e uma equipe médica da secretaria de saúde municipal montará um posto próximo ao stand do Sebrae, para dar assistência aos visitantes e distribuir panfletos e camisinhas.
Para ajudar a aquecer o clima, os proprietários de barracas de alimentação, os restaurantes rurais e a Cachaçaria Alambique, serão orientados a vender comidas quentes e sabores variados. Caldos, chocolate quente e petiscos apimentados farão parte do cardápio que atenderá aos mais exigentes paladares com direito a repetir.

Além da música e do frio,  cultura, esportes radicais e uma encantadora paisagem rural sob baixas temperaturas aguardam os turistas.

Renata Dantas

Nenhum comentário:

Arquivo do blog