Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Conferência de Saúde reúne diversas entidades classistas em busca de um SUS mais eficaz


 
 

Marcos Eugênio

Está acontecendo desde ontem na cidade de Patos a V Conferência Municipal de Saúde, um encontro no Patos Water Play que conta com a participação de diversas entidades representativas da sociedade, na tentativa de construir um SUS mais humano, com maior acessibilidade e resolutividade. 

O tema central da conferência este ano é: Todos usam o SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”. Três eixos estão na pauta das discussões: 

1 – Política de saúde na seguridade social, segundo os princípios de integridade, universidade e equidade;
2 – Participação da comunidade e controle social; e
3 – Gestão do SUS (financiamento, pacto pela saúde e relação público x privado; gestão do sistema, do trabalho e da educação em saúde.

O secretário municipal de Saúde de Patos, Eisenhower Brito Segundo, afirmou ser preciso maior valorização do SUS. Para ele se o Sistema Único de Saúde, com todos seus problemas, deixar de existir, trará sérios prejuízos para a população, que ficará a mercê dos planos de saúde. “O SUS é o plano mais barato que existe no Brasil. Você gasta R$ 20,00 por ano para ter acesso a uma fiscalização em um supermercado até um transplante cardíaco”, disse Eisenhower.

Explicou que a conferência oferece a oportunidade da sociedade organizada discutir e avançar na construção de SUS mais amplo, que atenda as necessidades dos cidadãos brasileiros. Citou como principais falhas do SUS hoje a dificuldade de acesso a exames de especialidades médicas, a demora no atendimento, má distribuição de profissionais de saúde no país. “Falta ao Ministério da Saúde elaborar um plano de cargos, carreira e salários, pisos para as categorias de saúde”, acrescentou. Segundo elogiou a participação da sociedade no encontro e espera boas propostas para serem levadas para a conferência estadual. 

O coordenador de comunicação da V Conferência Municipal de Saúde de Patos, Charles Wendel, disse que a partir dos assuntos da pauta, o Conselho Municipal de Saúde, junto com a comissão técnica da Secretaria Municipal de Saúde, vão trabalhar os temas com os trabalhadores, usuários, na tentativa de construir uma saúde mais igualitária e humanizada para a cidade.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog