Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Autoestima - uma leitura saudável para começar bem o seu dia!

MARIA ALICE: UM ANJO EM NOSSAS VIDAS 

Inácio A. Torres

Para algumas pessoas pode parecer inverdade, porém não o é: os bebês reconhecem a voz da mãe logo depois que nascem. Já foram feitas muitas pesquisas sobre o assunto. Numa delas, os cientistas gravaram a voz de grávidas lendo um poema, e então tocaram a gravação para os bebês, que ainda estavam dentro da barriga. Eles mediram os batimentos cardíacos dos fetos e observaram que, quando era a voz da mãe, o ritmo cardíaco dos bebês aumentava; quando era a de outra mulher, o ritmo do coração diminuía. Muitos estudiosos acreditam que, ao ouvir a cadência da voz da mãe, ainda dentro do útero, os bebês começam a aprender a usar a linguagem.

O bebê começa a ouvir os primeiros sons por volta do quinto mês de gestação. Ele inicialmente ouve os sons internos da mãe, como a batida do coração, a pulsação do cordão umbilical, os sons da digestão e outros. Nesse período, deve ser iniciado o processo de estimulação musical, com o bebê no útero. A mulher que vivencia a gravidez usando a música como forma de comunicação pode, ao mesmo tempo, trabalhar sua autoestima, segurança, seu bem estar e o do bebê. Utilizando o seu canto, que se constitui em uma das ferramentas mais relevantes neste processo, a mulher estará contribuindo com a evolução comunicativa de seu bebê.

Ao cantar a mãe libera hormônios benéficos para a gestação, e o bebê recebe a voz como uma massagem através das vibrações. Todo bebê que é estimulado musicalmente no útero materno tende a ser uma criança calma, com sono tranqüilo, com bom apetite, comunicativo e de fácil socialização. Quando a mãe direciona sua atenção e canaliza sua energia para o bebê, está mostrando a ele que o ama e a reação dele será a de sentir-se seguro e protegido e muito amado.

Pois, pondo toda a crença na existência dessa comunicação há tempo propugnada por John Bradshaw, em seu livro “Volta ao lar: como resgatar e defender sua criança interior”, bem como no uso da palavra como carícia para o recém-nascido, construímos Goreti e eu, as frases abaixo para acolhimento e recepção a Maria Alice, nossa primeira neta, filha de nosso primogênito Bruno e de Chiara, nossa nora-filha.

Querida Neta Maria Alice!
Você foi abençoada por Nossa Senhora logo que foi concebida.
Bem vinda ao mundo. Você foi muito desejada.
Estamos todos muito felizes por você está conosco.
Preparamos um lugar com muito cuidado e carinho para você morar.
Gostamos muito do jeito que você é.
Nós nunca a abandonaremos, aconteça o que acontecer.
Estamos felizes por você ser menina.
Tomaremos conta de você com muito amor, pois, para isso, todos nós nos preparamos bastante.
Iremos gostar muito de alimentar você, dar banho, mudar sua fralda e de passar o tempo e brincar com você.
Em todo o mundo, não há outra criança igual a você.
Deus e os anjos sorriram quando você nasceu.
Você é uma bênção na vida de todos os seus familiares.
Sua vinda contribuirá e completará a felicidade de vida conjugal de seus pais.
Com você, todos nós iremos ser mais felizes, mais fraternos, mais unidos e mais humanitários.
Pedimos muito a Deus pela sua saúde e pela sua paz.
Enfim, você é um anjo em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog