Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 6 de agosto de 2011

Centro de Cultura Amaury de Carvalho promove palestra e abre exposição

O Centro de Cultura Amaury de Carvalho promoveu nesta sexta-feira, 05 de agosto, dois eventos culturais abertos ao público. No primeiro momento, em uma parceria do Centro de Cultura com o Instituto Histórico e Geográfico de Patos, o historiador José Romildo de Sousa fez uma palestra em forma de homenagem ao saudoso violonista e compositor patoense, Antônio Emiliano, um dos principais músicos que marcaram época na cidade de Patos, especificamente, na década de 60. Para interpretar “Preto Velho José”, canção de sua autoria e campeã em um festival de música da época, foi convidado o músico Saraiva. Já a eterna “Patos dos Meus Tempos”, foi interpretada por Cândida Maria. Por último, o músico Nilsão fez sua homenagem interpretando Tributo a Emiliano, de autoria do também saudoso Virgílio Trindade.
“Pela pessoa que foi o Emiliano e a contribuição artística que deu à cidade de Patos, resolvemos resgatar a memória dele através dessa homenagem. Emiliano assim como outros patoenses que a nova geração não chegou a conhecer, foram pessoas que tiveram uma importância fundamental na construção da história das espinharas, que sempre foi um grande celeiro de nomes e personalidades em todos os ramos da atividade humana”, afirmou o historiador Romildo de Sousa.
Na sequência aconteceu a abertura da exposição “O Universo de Ascendino Leite” da artista plástica Fran Lima, que possui trabalhos expostos no Brasil e em diversos países. Fran Lima homenageia o escritor com telas que traduzem o universo literário do escritor e jornalista paraibano, famoso pelo extremo cuidado e respeito que tinha às palavras. Ascendino Leite, morreu aos 94 anos no dia 13 de junho de 2010.
“Ascendino foi meu amigo durante muitos anos, e quando eu mudei para Patos, me afastei dele durante os últimos dois anos. Como vai fazer um ano de sua morte, resolvi homenageá-lo pintando um pouco da sua vida e obra. Acho que as pessoas que gostamos devem sempre ser lembradas”, disse Fran Lima.
Para o secretário de Cultura, Wandecy Medeiros, “foi mais um evento de grande valor cultural para a cidade de Patos. Quero agradecer a todos que se fizeram presente e dizer que iremos manter um calendário de eventos aberto ao público no Centro de Cultura Amaury de Carvalho, sempre com o intuito de movimentar o cenário artístico da cidade”, relatou o secretário.
Por último a artista plástica Fran Lima fez a doação de um quadro pintado com a imagem do músico patoense Antônio Emiliano, para que fique definitivamente exposto no Centro de Cultura Amaury de Carvalho.
 Hélio Barbosa

Nenhum comentário:

Arquivo do blog