Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Feira da Agricultura Familiar movimenta São José de Espinharas


Acontece na manhã deste sábado a primeira Feira da Agricultura Familiar de São José de Espinharas. O evento, associado à festa do santo padroeira da cidade, que teve início ontem (25) e prossegue até dia 04 de setembro, tem na sua programação uma missa campal, para qual estão sendo convidados todos os paroquianos.

A Feira contará com a presença do prefeito Ricardo Wanderley, de Marenilson Batista - Secretario de Estado do Desenvolvimento da Agropecuaria e da Pesca, dentre diretores de várias instituições como Emater, Cooperar, Incra. Na ocasião haverá assinatura de convênio que permitirá a emissão no município da GTA- Guia de Trânsito Animal. O evento acontecerá em frente à Praça da Independência, centro de São José.

O município, que foi grande produtor de algodão, tem vocação para a agropecuária, com destaque para sua bacia leiteira, produção de feijão irrigado, melancia, carne e queijo. Tem uma população de 5.109 habitantes, 71% deles residindo no campo. É uma área que precisa de maiores investimentos para garantir a inclusão social das famílias, oferecer melhor qualidade de vida ao homem do campo.

A administração municipal atendeu o chamado do governador Ricardo Coutinho e assinou o Pacto Social proposto por seu governo. Ações tripartites, parceiras, com o governo federal e estado, permitem levar às famílias rurais a confiança que precisam para produzir mais, pois começam a ver seus produtos adquiridos sem a presença de atravessadores pelo programa da Agricultura familiar.

“A meta do governo municipal é comprar 100% do que for produzido no campo, além de articular a organização da produção dos agricultores através da Secretaria de agricultura e EMATER, para que os agricultores passem a ser fornecedores de outros Municípios circunvizinhos”, explica o secretário de Agricultura de São José, Jailson Lopes da Penha.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog