Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Governo abre Semana Mundial da Amamentação

Foto:emagrecimentopos-parto.com.br
Na manhã de ontem, segunda-feira (1º), o Governo do Estado abriu a programação alusiva à XX Semana Mundial de Amamentação. O evento contou com a participação de vinte mães doadoras, do grupo de animação “Anjos da Enfermagem”, um vídeo em homenagem à primeira-dama Pâmela Bório (nomeada madrinha da amamentação do Estado da Paraíba) e a apresentação do Coral Unigente, com aproximadamente 40 crianças. O tema deste ano é “Comunique-se! Amamentação: uma experiência 3D”.

A solenidade aconteceu no Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-RH),onde houve uma discussão sobre aleitamento materno no Estado. Para compor a mesa foram convidadas a diretora do Centro Estadual de Referência Para Bancos de Leite Humano Anita Cabral (Cerblhanc), Thaíse Ribeiro, a diretora da Maternidade Cândida Vargas, Ana de Lourdes (que representou a Secretaria de Saúde do Município), a gerente da Atenção Primária à Saúde, Patrícia Assunção (que representou o Secretário de Estado da, SaúdeWaldson Souza), a deputado Léa Toscano e uma representante de todas as doadoras, a mãe Ana Rita, que doou 3.050 ml de leite só no mês de julho.


Durante o evento, Ana de Lourdes elogiou a iniciativa do Governo do Estado e da Secretaria de Saúde e destacou o trabalho de incentivo que o banco de leite faz com as mães desde o pré-natal. Já Thaíse Ribeiro citou que, de janeiro até agora, cerca de 17,5 mil mães foram atendidas pelas equipes dos postos de coleta do leite humano; mais de 2 mil mães doaram e 300 litros de leite foram coletados somente este ano. “A rede estadual pretende aumentar em 300% esse número, para atender a demanda dos bebês da UTI neonatal ou mesmo dos bebês que não podem sugar o leite diretamente do peito”, disse.


Saúde – Thaíse Ribeiro destacou a importância do leite materno para reduzir a mortalidade infantil, além de contribuir para a saúde do bebê. Segundo ela, é importante que todos divulguem que, além de não ter nenhum custo, o leite também cria um laço de afeto forte entre mãe e filho. “Toda criança que é amamentada tem maior facilidade em aprender e a se relacionar com a família”, acrescentou a diretora do Cerblhanc.


Ainda como parte da programação, durante esta semana serão inaugurados cinco bancos de leite nas cidades de Itabaiana, Bonito de Santa Fé, Solânea, Santa Luzia e Monteiro.

Secom-PB

Nenhum comentário:

Arquivo do blog