Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Mãe D’Água possui menor índice de vacinação contra pólio na região de Patos

Socorro Guedes, coordenadora de imunização da 6ª Regional de Saúde
Marcos Eugênio 

A campanha de vacinação contra poliomielite (paralisia infantil) tem previsão de encerramento na próxima sexta-feira, 19. Alguns municípios têm apresentado desempenho muito aquém do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de atingir o mínimo de 95% da meta prevista. Um bom exemplo é Mãe D’Água, que até hoje (terça-feira 16) havia feito a cobertura contra a pólio de apenas 50,46%. No site do programa nacional de imunização, do governo federal, atualizado nesta manhã, aparece em segundo lugar com pio desempenho o município de Areia de baraúnas, que conseguiu vacinar somente 54,38% das crianças de 0 a 4 anos. 

Noutra ponta temos cidades que conseguiram ultrapassar a meta, a exemplo de Santa Luzia, que vacinou 118,44%. São Mamede, Cacimbas e Várzea já haviam vacinado 100% de suas metas. Patos imunizou 90%. A média em toda a regional Patos atinge 90,69% das 22.145 crianças em idade para receber as gotinhas. 

Em relação à outra vacina oferecida, paralelamente à de paralisia infantil, contra sarampo, destinada a crianças de 1 a 6 anos, na regional o índice atingiu 85% da meta e a história se repete, Mãe D’Água apresentando os piores resultados, com apenas 44,66%, seguido de Areia de Baraúnas com 52% e Vista Serrana com 59,26% . O Ministério da Saúde disponibilizou para sarampo na 6ª Gerência Regional de Saúde, 22.400 doses, segundo a coordenadora de imunização, Socorro Guedes (foto). Apenas Matureia e Condado ultrapassaram 100% da vacinação contra sarampo.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog