Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Manifesto no centro de Patos pela ampliação de vagas para vereador


Marcos Eugênio

Apesar da cidade de Patos atender os requisitos para ampliar o número de vagas no Legislativo, de 11 para 17, algo legítimo, alguns vereadores não aceitam a idéia e demonstram ser contrários a essa mudança, que permitira abertura para maior número de representantes da sociedade na Câmara Municipal.

Hoje representantes de vários partidos, liderados pelo sindicalista José Gonçalves, fizeram um manifesto ao lado da Telemar. Muitos usaram da palavra, inclusive os vereadores Edileudo Lucena e Maria Venâncio (Peteca), o pré-candidato a prefeito de Patos pelo PT, Elenildo Morais. 

Não faltaram críticas aos vereadores que se posicionaram contra a ampliação das vagas. O presidente do Sinfemp, José Gonçalves, explicou que os vereadores contrários a 17 vagas no Legislativo estão pensando apenas em seus salários, que terão que ser reduzidos. Inclusive Gonçalves levantou a bandeira de apenas um salário como vencimento para quem vier ocupar essa função.
Ele lembrou que o vereador trabalha apenas quatro horas por semana e chegou a chamar os vereadores Edmilson e Almir Mineral de analfabetos por criticarem tal movimento. Rebateu a informação de possíveis pesquisas, anunciadas pela Câmara, dando contas da reprovação por parte da população em relação ao aumento das vagas. 

Para Elenildo Morais, com o aumento de 11 para 17 vagas Patos terá oportunidade de ser melhor representada no Legislativo, o debate será mais abrangente. Edileudo Lucena disse que o caráter do movimento não é gerar embate com os vereadores e sim obedecer a lei que permite a Patos esse acréscimo por estar na faixa populacional acima de 80 habitantes.

O ex-vereador Maurílio Joca Cabral (Tião) lembrou as campanhas milionárias em Patos realizadas por alguns candidatos e pediu à população que ficasse de olho no próximo ano. Durante o manifesto foi anunciada adesão à ampliação das vagas pelos vereadores Edileudo, Peteca, Jefferson Melquíades, José Mota e Ivanes Lacerda.

O movimento convidou a população para lotar a Câmara Municipal na sessão desta terça-feira 09.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog