Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Notícias do Sertão

Osvaldo Medeiros


Vergonha

            Quem diria. O lugar onde por tantos anos serviu como palco para a cultura, atualmente é o endereço da vergonha de toda Patos. As ruínas do Cine São Francisco da Rua do Prado, quem diria hoje serve como ponto para drogados e prostituição e o pior é que ninguém vem fazendo nada para proibir tais práticas. Passar pelo o local certas horas da noite é correr o risco de ser assaltado ou assassinado. E aí, cabe a quem tomar as providências?

Distante

            Em Quixaba, o que se nota é cada vez mais a distância de José Candeia e o atual prefeito Júlio César. Até nos principais eventos da cidade a exemplo do Quixabrega, Candeia foi visto lá todas as noites, mas bem distante do camarote da Prefeitura.  Candeia e Júlio César(PMDB) por vários anos travaram uma pesada luta para tomar o poder das mãos do ex-prefeito Totô Candeia e depois da conquista, invés de união, em pouco tempo já resultou num distanciamento inexplicável. O que terá acontecido? 

Vai para a reeleição

            O atual prefeito de Várzea José Ivaldo de Morais (Galego), do DEM , mesmo sabendo que vai encontrar um forte concorrente para sua reeleição, mesmo assim já bateu o martelo e disse que vai para a disputa. O ex-prefeito Waldemar Marinho (Demazinho) do PSB, que mais uma vez vai concorrer ao cargo, não anda nenhum pouco satisfeito com Galego,  e deixou bem claro isso no João Pedro daquele município onde preferiu passar bem longe do camarote de Galego, que chegou ao poder com seu apoio, mas que hoje trilham em caminhos opostos. A política aproxima os amigos e ao mesmo tempo, os tornam inimigos. E nessa disputa Efraim filho e pai ficam com quem?

Passagem

            As pesquisas de bastidores deixam bem claro que se eleição fosse hoje, o Gutenberg Gomes de Araújo, presidente da Câmara de Passagem, seria sem sobra de duvidas prefeito deste município com esmagadora vitoria contra qualquer um dos seus adversários. Seu trabalho ao longo de vários anos é seu credencial.

Para agradar

            Alguns vereadores de nossa cidade muitas das vezes, por não ter nada para fazer, tentam mostrar serviço prejudicando em parte muitas outras pessoas. Como exemplo, cito quando esses mudam nome de ruas. Só sabe o problema que vai enfrentar pela frente quando se vende ou se compra um imóvel nas mesmas. 

Se gasta dinheiro com certidões em cartórios, prefeitura, com técnico para fazer laudo de retificação e muitas outras taxas sem se falar as tantas idas e vindas a prefeitura e cartórios. Gasto esse que deveria, por Lei, ser bancado pelo desocupado vereador idealizador de tal asneira. E que o mesmo também ficasse na responsabilidade de resolver tantas idas e vindas aos cartórios e prefeitura. Se há tantas ruas projetadas na cidade de Patos, porque ficar mudando nomes de ruas históricas para agradar “a ou b”. Isso é que dar votar em quem não tem o mínimo de respeito pela história e sim pelos seus interesses sem se importar de está prejudicando quem muitas das vezes até votou com ele. 

Candidatura própria

            Na opinião de muitas pessoas, a executiva do PSB na Paraíba anda sonhando muito alto. Depois de recente reunião, decidiram lançar principalmente nas grandes cidades, candidato próprio para prefeito. Em Patos, por exemplo, resolveram lançar os nomes de Bonifácio Rocha e o médico Ruy Pontes Filho. Não se tem dúvidas que ambos estão por demais qualificados para o embate, mas resta saber se os mesmos vão contar com fortes alianças para bater de frente com fortes candidatos a exemplo de Ivânio ou Francisca Motta pelo PMDB e Dinaldo Filho pela ala da oposição com total apoio dos filiados do DEM, PSDB e por aí vai.

Acusa

Quem não anda satisfeito com a política do prefeito Nabor Wanderley de desapropriação, é o médico patoense Wanderley Carvalho. O mesmo acusa o prefeito de vê só um lado no caso o seu enquanto o outro não está nenhum pouco preocupado em prejudicar. Praticando assim uma política perseguidora e não justa e transparente como deveria ser. Essa briga vai longe.

Não abre mão

            Com aceitação em alta e a cada dia conquistando mais aliados, o médico e atual prefeito de São José de Espinharas Ricardo Wanderley (PSD), já deixou bem claro para seus aliados que vai disputar a reeleição. Tem parado mais no município e investido pesado na conquista de novos aliados da base oposicionista. Sempre falou: “Se tenho direito a uma reeleição, porque não disputar?”, Certo Ricardo.

Festa dos Anos 60

            Nada mais nada menos do que a conceituada Orq uestra Capibaribe da cidade de Recife é quem vai animar esse ano a tradicional Festa dos Anos 60, que será realizada em Patos no próximo dia 27 de agosto na Coliseu na saída para Piancó. A mesma tem a assinatura da Pastoral do Menor do Santo Antônio. Sempre foi e continua sendo a melhor festa de salão de todo Sertão paraibano. Mesas limitadas. Contato: 99343930 – 88968085 – 88287600.

Egoísmo

            Muitos vereadores da atual Legislatura da Câmara de Patos estão extrapolando no quesito egoísmo. A todo custo estão tentando dificultar a aprovação da Lei que dá direito de aumentar o número de parlamentares de nosso legislativo de 11 para 17. Embora, para muitos, esses não estão preocupados com o aumento das cadeiras e sim dividir o montante. Diga-se de passagem, um vereador em Patos está ganhando muito bem. Pior que são poucos que fazem jus ao mandato. Culpa de quem?

“Expansão” 

            Existe aquele velho ditado. Quem tem besta não compra cavalo. É assim que a operadora TIM está vendo atualmente todos os seus clientes no Sertão, principalmente na cidade de Patos. Todos os dias cadastra centenas e mais centenas de novas linhas, enquanto isso não vem investindo nenhum centavo na qualidade dos seus serviços. É de pior a pior. Nas suas contas, entram diariamente rios de dinheiro com colocação de créditos, porém em contrapartida, não anda nenhum pouco preocupado se está ou não agradando aos clientes. Somos todos uma ruma de bestas. Qualidade zero. 

Invasão

            Aos poucos os camelos que atuam na feira da troca, nas imediações do mercado público, estão cada vez mais invadindo as principais ruas que dão acesso ao centro da cidade. O Centro Zizi Vieira foi construído pelo então prefeito na época Dinaldo Wanderley para justamente desobstruir tais avenidas. Poucos fazem uso do espaço e voltaram para as avenidas tumultuando a vida dos motoristas, principalmente quem vem do Vale do Piancó. Providencias, cabe a quem?

Migrando

            Até às Olimpíadas e Copa do Mundo, as autoridades pretendem deixar o Sul do pais um verdadeiro Oasis. A finalidade é afastar tudo e todos que por acaso venham trazer má impressão para os turistas, principalmente atos de violência. Sem opção, a bandidagem não está encontrando outra escolha que não migrar para o Nordeste. Cidades de portes médios e grandes, a exemplo de Patos, Já começaram a ser alvos dos mesmos. Um assalto recentemente a um posto de gasolina em nossa cidade, um dos assaltantes era paulista. O mesmo já vinha estudando a movimentação de toda área comercial e bancária local. Será que não existe mais alguém?

Desafiando

            A polícia vem agindo, mas nem por isso a violência deixou de campear de forma descontrolada em Patos e região. O trafico de drogas tem sido responsável por 99% de todos os atos de violência ocorridos em Patos e demais cidades circunvizinhas. Pelo visto, enquanto a academia de polícia prepara 100 homens num curso de quase um ano, o tráfico nesse mesmo período triplica o número de usuários e de fornecedores, principalmente da pior de todas as drogas, que é o crak. 

Deu na Globo
            Caiu de 32% para 17% o numero de fumantes. Pode ser que essa pesquisa esteja certa lá pela Região Sul, porque pelo nordeste a realidade não é essa não. Pelo menos em Patos, acredito que estão fumando muito mais, principalmente as mulheres. Seria ótimo que tal pesquisa fosse verdadeira.
Ganhando espaço

            Engana-se quem só pensa que a Sol Net do empresário Jânio Medeiros vem ganhando só espaço na cidade de Patos. Esses precisam tomar conhecimento que tal empresa está hoje de vento em popa em Patos e em várias cidades circunvizinhas. Também dando show em municípios importantes dos estados de Pernambuco e Bahia. Patos agradece.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog