Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Patos dá exemplo para o Brasil em prevenção de acidentes de trabalho

Marcos Eugênio

A revista de circulação nacional Proteção, importante fórum de discussão sobre segurança e saúde no trabalho fez referência ao município de Patos na edição deste mês, em seu editorial e em matéria com título: Ação pioneira na Paraíba, e aconselha as cidades-sede da Copa do Mundo a seguirem o exemplo implantado nesta cidade, que determina que antes do início de todas as obras de construção civil sejam apresentados os planos de prevenção de acidentes a ser postos em prática nos canteiros de obras. A matéria de capa aborda justamente a segurança nos canteiros.

O número 54.142 de acidentes ocorridos na indústria da construção civil em 2009, segundo a Previdência Social, é um fato bastante preocupante. O município de Patos, visando evitar ser parte dessa estatística, de forma pioneira no Brasil, assinou Termo de Compromisso e Cooperação com o Ministério Público do Trabalho e Emprego da Paraíba. A parceria permite a implantação de ações preventivas que garantam maior segurança aos trabalhadores. Uso correto de EPI – Equipamentos de Proteção Individual, trabalho preventivo, além de planejamento e investimentos na saúde dos operários são essenciais nessa direção.

As exigências, publicadas em junho último, são para todas as obras públicas e para empreendimentos privados com mais de quatro blocos ou área superior a 500 metros quadrados de construção. O projeto de proteção coletiva, que consumiu 18 meses de estudos, visa evitar especialmente quedas e soterramentos. Consta nele também exigências na parte de engenharia elétrica.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog