Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Quixaba realiza conferência e identifica principais problemas sociais


Reduzir a miséria, as diferenças sociais com a inclusão e fortalecer conselhos são alguns dos objetivos na pauta das discussões da IV Conferência Municipal de Assistência Social realizada no município de Quixaba nesta terça-feira 02.
O evento teve participação da primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Anna Christinna, do vice-prefeito Leudo Melquíades, vereadores, conselhos municipais, associações de moradores, rurais e interessados no tema da conferência: “Consolidação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e a valorização dos seus trabalhadores”.
Após leitura e aprovação do regimento da conferência, a assistente social Ana Paula do Nascimento palestrou sobre o tema principal. Um vídeo mostrou como o governo federal pretende reduzir as desigualdades no país, pondo em prática seu programa de enfrentamento à miséria, utilizando em grande escala a estrutura do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), com mais de 7.500 unidades já implantadas no Brasil, e pelos CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social.
Atualmente 230 famílias estão cadastradas no Bolsa Família em Quixaba. No Peti – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil são 100 e no Projovem 50. Cultura, lazer e práticas desportivas trazem ao cotidiano de crianças, jovens e adultos momentos de aprendizagem, incluindo-os socialmente, melhorando a autoestima de todos.
“A nova política de assistência social no Brasil busca a integração da família em diversos programas sociais, não apenas oferecendo o pão. Hoje as famílias têm que dar contrapartida, participar de diversas atividades, como cursos, aulas de dança, artesanato, também temos a banda marcial que hoje é destaque em nosso município, faz parte do Peti. As pessoas não apenas participam dos projetos, elas estão se profissionalizando e oferecendo uma grande contribuição para o sucesso de todos  os serviços que a assistência social oferece”, explicou a secretária de ação social e primeira-dama Anna Christinna.
Dentre as propostas dos participantes da IV Conferência de Assistência Social de Quixaba está a descentralização de serviços do Peti e Projovem. Há comunidades rurais, como a Quixaba Velha, onde reside grande número de usuários do CRAS.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog