Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Regionalização do SAMU no sertão dá suporte a 300 mil habitantes

Com o intuito de ampliar os serviços de saúde pelo interior do estado da Paraíba, a Prefeitura Municipal de Patos concluiu no início da noite desta quinta-feira, 25, o processo de regionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Ao todo, vinte municípios serão beneficiados, cobrindo aproximadamente 300 mil habitantes da região de Patos, através dos trabalhos das equipes de atendimento pré-hospitalar e doze ambulâncias distribuídas pela região. As bases descentralizadas foram inauguradas ao longo de setenta dias nos municípios de
São José de Espinharas, Passagem, Teixeira, Condado, Santa Luzia e São José do Bonfim.  Na noite de ontem, quinta-feira, 25, foi realizada a solenidade de inauguração da última base, localizada no município de São José Bonfim, que recebeu, além de capacitação dos novos profissionais que atuarão no serviço, uma ambulância de suporte básico, que conta com um condutor socorrista e um técnico de enfermagem.

Para o prefeito do município, Esaú Nóbrega, esta foi uma quinta-feira histórica. “É com muita alegria que estamos recebendo essa regionalização, que atenderá a população de São José do Bonfim e do município de Mãe D’água. Agradecemos a todos que se empenharam em executar essa regionalização, pois tenho certeza que é um marco para a saúde desse povo”, relatou.


De acordo com o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, a parceria entre os municípios foi fundamental para que o projeto fosse implantado. “Não podemos pensar em um crescimento, sem pensarmos na região com um todo. Patos cresce, temos o SAMU entre os dez melhores do país, mas os municípios vizinhos precisam acompanhar esse crescimento. O intuito da regionalização é promover esse crescimento conjunto da melhoria da qualidade de vida da população sertaneja”, enfatiza.


O secretário de saúde do município de Patos, Eisenhower Alves de Brito Segundo, afirmou que os trabalhos de regionalização deram um passo importante para desenvolvimento de novas ações. “O trabalho não para por aí. Concluímos a entrega das ambulâncias aos municípios, mas já estamos ampliando o serviço. Um exemplo disso é já estarmos equipando um carro de intervenção rápida para dar suporte aos vinte municípios que compõem a rede SAMU, bem como estamos concluindo a ampliação da Central do SAMU em Patos”, relata.


O sistema regionalizado do SAMU trabalha de forma integrada com a Central de Regulação Médica, localizada em Patos, para que todos os encaminhamentos e procedimentos sejam adotados e que, dessa forma, as Unidades possam atender as urgências e emergências da área de abrangência.
 
Coordecom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog