Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 21 de agosto de 2011

Saúde confirma mais duas mortes por dengue; índice ultrapassa 2010

Karoline Zilah

O novo boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirma mais duas mortes por dengue na Paraíba. Os casos estavam sob suspeita, em fase de investigações. Agora, o estado acumula quatro óbitos pela doença em 2011, sendo dois em João Pessoa, um em Campina Grande e outro em Guarabira. A quatro meses para terminar o ano, o número já ultrapassa o índice registrado em 2010, quando houve três mortes, em João Pessoa, Areial e Campina Grande.
Uma das vítimas que teve o diagnóstico atestado foi o médico Francisco Samuel, de 59 anos, morador de João Pessoa. A outra vítima não teve o nome revelado. No caso do médico, que atuava em vários hospitais particulares e públicos da Capital, começou a sentir os sintomas da doença no começo do mês de agosto e foi levado para um hospital. Ele morreu num fim de semana, entre os dias 7 e 8 de agosto.
O primeiro caso de morte confirmado do ano foi registrado em abril. A vítima foi o piloto Valdy Araújo Gama, de 65 anos, de Campina Grande.
No total, foram notificados 12.026 casos na Paraíba. Conforme o boletim mais recente, referente ao período entre 7 e 13 de agosto, deste total 6.482 foram confirmados como sendo casos de dengue clássica, 103 são tratados como 'dengue com complicações' e 90 de febre hemorrágica. Os exames também descartaram 2.763 suspeitas. Ainda aguardam confirmação 2.534 pacientes.
Em comparação à semana anterior, foram registrados mais 239 casos de dengue clássica e três de dengue com complicação, além das duas mortes. Apesar dos números, a SES garante que a ocorrência da doença está controlada e os índices têm caído a cada semana.
Prevenção
No boletim epidemiológico, a Secretaria Estadual de Saúde pede que os municípios continuem em alerta no combate ao mosquito da dengue devido às chuvas esparsas que ainda atingem a Paraíba.
Os munípios que mais tiveram notificações de dengue com complicações foram João Pessoa (41), Campina Grande (14), Guarabira (10), Santa Rita (5) e Teixeira (4).
  
paraiba1

Nenhum comentário:

Arquivo do blog