Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Em Patos aconteceram 1.088 acidentes em 2010 e 520 no primeiro semestre deste ano

Dineudes Possidônio (Foto:Marcos Eugênio)
Marcos Eugênio

Com o tema: Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas, uma proposta da ONU – Organização das Nações Unidas, para o mundo de tentar reduzir nos próximos dez anos 50% das mortes no trânsito. Hoje acontece algo em torno de 1,3 milhão de mortes por ano e outros milhões ficam feridos, incapacitados permanentemente.
Em Patos em 2010 o SAMU registrou 1.088 acidentes, a maioria envolvendo motociclistas. No primeiro semestre deste ano, ou seja, de janeiro a junho já haviam ocorrido 520 acidentes. A média diária de três acidentes só no perímetro urbano de Patos é algo bastante preocupante. O Brasil participa da Semana Mundial de Trânsito.
A STTrans de Patos resolveu adiar, devido a celebração da Festa de Setembro, que se encerra no próximo sábado, sua campanha educativa. “Como a cidade está bastante envolvida com a Festa de Setembro, com quaase todas as atenções voltadas para a festa de nossa padroeira, resolvemos realizar nossas ações no início de outubro”, comentou o superintendente de trânsito de Patos, Dineudes Possidônio.
A Semana Nacional de Trânsito deverá envolver a sociedade patoense nas discussões para um trânsito mais seguro, com menos vítimas, menos trauma. Vídeos contendo depoimentos de vítimas de acidentes, de médicos falando sobre as consequências dos acidentes, como preveni-los, flagrantes do desrespeieto às leis de trânsito, as ações desencadeadas pela STTrans para conscientizar os condutores e pedestres serão expostos, palestras pela equipe de educação de trânsito.
Respeitar a faixa de pedestre, a sinalização de trânsito, velocidade dentro do permitido, direção defensiva, não beber antes de dirigir são algumas atitudes responsáveis que todos devem ter no trânsito, cruciais para a redução no número de acidentes. O Hospital regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro funciona como um verdadeiro termômetro das estatísticas de acidentes em Patos e região.
Segundo o médico cirurgião Marcos Morais, há plantões de 12 horas que chegam a ser atendidas até 10 vítimas de acidentes, a maioria condutores de motocicletas. “Além do sofrimento da vítima,  pelos traumas, como também da família, são pacientes que causam prejuizos para a União, pois muitas das vezes ficam dependentes para sempre do INSS”, comnetou o cirurgião.
O maior número de vítimas de acidente de trânsito está na faixa etária dos 15 aos 44 anos.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog