Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Furadeira é usada em cirurgias no Hospital de Trauma, diz médico

diariodeumjuiz.com
O médico e membro da associação dos médicos da Paraíba, Ronald Farias, disse nesta segunda-feira (5) que o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, localizado em João Pessoa estaria usando uma furadeira comum para realizar cirurgias cranianas. O aparelho normalmente usado para realizar este tipo de cirurgias, conhecido como craniótomo, está quebrado. O hospital é gerenciado pela Cruz Vermelha, que não negou o uso da furadeira e disse que o equipamento correto está quebrado há mais de um ano.

A afirmação foi feita em uma entrevista à Rede Paraíba de Comunicação, da qual fazem parte o G1 Paraíba, TV Cabo Branco e TV Paraíba, durante uma sessão especial na Câmara Municipal de João Pessoa que discutia a saúde na capital. O hospital, que é o maior do estado, é referência em situações de emergência e recebe pacientes vindos de cidades do interior e até dos estados vizinhos.

Segundo o médico, esse aparelho serve para abrir o crânio e de acordo com ele, com o craniótomo é possível realizar o procedimento em 10 minutos e sem o aparelho este mesmo procedimento dura cerca de uma hora e pode ser prejudicial ao paciente. O médico afirmou que este aparelho está quebrado e que precisa ser rapidamente consertado.
O médico ainda aproveitou o momento para criticar a atual gestão do hospital, que foi terceirizada pelo Estado e está sob administração da Cruz Vermelha desde 6 de julho. Segundo ele, o simples fato de mudar apenas a gestão estatal para a gestão privada não vai resolver os problemas do local. “Existem vários outros fatores que precisam ser melhorados na atual situação, então a gente entende que o melhor posicionamento para resolver isso seria a criação da empresa paraibana de hospitais”, completou.

Então, esse aparelho é apenas um assunto do todo, porque quando você privativa a saúde não há interesse maior dos empresários em querer resolver os problemas. Porque quanto mais economia tiver, mais lucros eles vão obter. Então o nosso questionamento é justamente esse de que a gestão na saúde pública é prejudicial”, afirmou Ronald.

Resposta
 
De acordo com nota enviada pela Cruz Vermelha, “os craniotomos estão quebrados há mais de um ano, já foram consertados e voltaram a não funcionar – situação esta, inclusive, anterior ao início da gestão Cruz Vermelha”. Através da nota, a entidade garante que já estavam previstos para a próxima leva de manutenção, esta semana, que caso não apresentem condições para aproveitamento, será providenciada a compra de novos equipamentos.

Saúde desmente uso de furadeira no Trauma de João Pessoa


A Secretaria Estadual de Saúde (SES) da Paraíba enviou nota desmentindo as informações do médico e membro da associação dos médicos da Paraíba, Ronald Farias, de que o Hospital de Emergência e Trauma estaria utilizando furadeira em cirurgias neurológicas.

Segundo a nota, o coordenador da neurocirurgia do hospital, Claudio Emmanuel, disse que o Trauma possui dois craniótomos e três trépanos, equipamentos utilizados nas cirurgias neurológicas, que estão em pleno funcionamento. “O hospital realiza mensalmente cerca de 30 cirurgias nessa especialidade, e em todas elas o equipamento citado é utilizado”, disse.

O secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza, afirmou, através da nota, que o Governo do Estado vem trabalhando para colocar em funcionamento todos os hospitais públicos da Paraíba e, assim, oferecer um serviço de qualidade aos paraibanos.

“As informações divulgadas são infundadas e não passam de perseguição política, produzidas por pessoas que não estão preocupadas e comprometidas com a melhoria do sistema de saúde da Paraíba. Com isso, quem mais sofre é a população, e não os gestores”, disse.
G1-PB

Nenhum comentário:

Arquivo do blog