Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Hospital de Campina Grande, PB, confirma 3º caso de bactéria KPC

Foto:google
A direção do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande confirmou na quinta-feira (29) que mais um paciente foi diagnosticado com a bactéria Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC). É o terceiro caso registrado na unidade hospitalar. De acordo com a infectologista Priscila Sá, a presença da superbactéria foi confirmada por meio de um exame de coleta de secreção.

O diretor Flaubert Cruz explicou a situação. “Ela possui nas mucosas a bactéria, mas não tem a infecção. Qualquer um de nós que frequenta ambiente hospitalar pode ser colonizado, porém a infecção acomete pessoas com imunodepressão ou doenças graves”, disse.

Além dela, outros dois pacientes continuam internados desde agosto apresentando o mesmo quadro, sendo um homem de 41 anos do município de São João do Cariri e uma mulher de 29 anos de Campina Grande. Até a quinta-feira, a paciente de Campina Grande era a única que havia desenvolvido infecção.
Todos permanecem internados em setores isolados e são atendidos por uma equipe médica exclusiva. O objetivo, segundo a infectologista, é evitar agravamento no estado de saúde deles e riscos de contaminação em outros setores do hospital.

Segundo a médica Priscila Sá, os pacientes que têm a bactéria no corpo não desenvolvem, necessariamente, uma infecção. “Na maioria das vezes, a bactéria está presente no organismo, mas se desenvolve quando a imunidade da pessoa não é suficiente para combatê-la”, explicou.

Ainda conforme a infectologista, a KPC adquiriu um mecanismo de resistência a antibióticos potentes, por isso se instala principalmente em pacientes que estão internados em estado grave em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).. Ela provoca principalmente pneumonia e infecção urinária. Para evitar contágio, é importante que pacientes, visitantes e funcionários tenham cuidado redobrado com a higiene.

G1-PB

Nenhum comentário:

Arquivo do blog