Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 24 de setembro de 2011

Incra e Secretaria Estadual iniciam parceria para dar mais segurança a assentamentos da Paraíba

Lenildo Morais (foto:Marcos Eugênio)
A superintendência regional do Incra na Paraíba está realizando planejamento, juntamente com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, para criação de um plano estratégico de segurança voltado aos assentamentos da reforma agrária. "Infelizmente vários aspectos da violência urbana já atingem muitos assentamentos e precisamos combater isso, com ações direcionadas", disse o superintendente regional do Incra, Lenildo Morais. 

"Nós estamos discutindo e resolvendo problemas que vão desde a área de segurança, conflitos internos nos assentamentos até a parte burocrática. Fazemos questão de que o Incra esteja cada vez mais integrado aos trabalhadores e trabalhadoras", destacou Lenildo. 

Morais anunciou que já realizou reuniões com o secretário de segurança do estado, Claudio Lima, para discutir as estratégias que serão aplicadas para oferecer mais tranqüilidade aos trabalhadores. "Estamos recebendo total apoio do secretário e do Comando Geral da Polícia Militar", afirmou. 

O trabalho também conta com participação ativa do coordenador de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar, tenente coronel Josman Lacerda de Albuquerque e do ouvidor agrário regional do Incra, o advogado Cleofas Caju. 

Com essa parceria, eles já estão conseguindo mediar e resolver muitas pendências entre trabalhadores e proprietários, conflitos internos, assim como atuação com a Justiça no cumprimento das ordens de despejo que acontecem de forma pacífica. Há cerca de três anos, não é registrado nenhum incidente grave de conflito agrário na Paraíba, nem de ação violenta da força policial. "Mas, ainda há muitos problemas em relação à segurança, em vários assentamentos, que precisam de ações estratégicas da força policial, Ministério Público e Incra, para serem resolvidos", informou. 

Para Lenildo Morais, esse trabalho conjunto com a segurança pública da Paraíba é de grande importância. "Vamos estreitar cada vez mais essa parceria. Em breve, estaremos lançando um plano inédito no estado, em relação ao combate a violência nos assentamentos da reforma agrária", anunciou Lenildo. 
 
Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog