Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Municípios são capacitados em teste rápido para vírus HIV/hepatites virais e sífilis


O teste rápido para detecção do HIV, hepatite e sífilis vem sendo ampliado em todo o Brasil. A descoberta precoce da doença contribui para que a pessoa possa fazer uso de medicação, se necessário, ter uma vida mais saudável. Uma capacitação em teste rápido de HIV/hepatites B e C e sífilis foi oferecida ontem e hoje (29 e 30) no Hotel Fazenda, em Patos, para profissionais de saúde da 3ª Macro, Patos, Piancó e Princesa Isabel. Diferentemente do método tradicional, cujo resultado sai de 15 a 30 dias, o teste rápido é entregue em até 25 minutos após a coleta de sangue. 

Segundo Marta Brasileiro, técnica da Secretaria de Estado da Saúde, o teste rápido é de fácil manipulação. “Nosso principal objetivo é implantar esse teste nas unidades básicas de saúde. Ele é rápido, prático e pode inclusive ser realizado na zona rural”, comentou Marta, alertando para o profissional de saúde na hora da realização do exame fazer uso do EPI – Equipamento de Proteção Individual, para evitar em algum acidente na manipulação de sangue ser infectado.
Na programação foram discutidos temas como aconselhamento pré e pós-teste. A técnica da SES explicou que é importante o usuário receber uma boa acolhida ao chegar à unidade de saúde, ser sensibilizado para que faça o teste rápido, receba todas as orientações necessárias.

Houve ampla explanação sobre o teste rápido e sua nova plataforma, seguido de aula prática. Um assunto bastante trabalhado nesse treinamento foi em torno das hepatites. Marta destacou a implantação na primeira semana de agosto em Patos de uma UDM – Unidade Dispensadora de Medicamentos, que fica no mesmo endereço do SAE – Serviço de Assistência Especializado do município, na Rua João Soares, bairro Jardim Califórnia, próximo à Secretaria Municipal de Saúde. 

Para os pacientes soropositivos de Patos que realizam tratamento fora domicílio, estes não precisam mais viajar a João Pessoa, Campina Grande para receber sua medicação. De posse do encaminhamento médico e receita podem se dirigir à UDM para receber a medicação indicada.
Se no início da epidemia da Aids havia o grupo de risco, homem fazendo sexo com homem, hoje todos correm os mesmos risco, sendo importante o uso da caminha e para usuários de drogas cuidados com a seringa. 

Desde 1985 a dezembro de 2010 houve na Paraíba 4.773 notificações de Aids. Hoje 45 soropositivos de Patos são acompanhados em João Pessoa. Por isso a descentralização do fornecimento da medicação para esses pacientes, com a abertura da UDM. “Os infectologistas que atendem esses pacientes de Patos serão alertados para fazerem uma sensibilização com eles para busquem o serviço em sua própria localidade, o que lhes dará maior conforto e segurança, já que não há mais necessidade desse deslocamento, apesar de que eles têm total direito aonde querem ser atendidos, receber sua medicação”, informou Marta. 

Esse trabalho de capacitação em teste rápido está sendo aplicado em toda a Paraíba.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog