Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Notícias do Sertão

Por Osvaldo Medeiros

Ganância pelo poder

         Para nós jornalistas, que diariamente acompanhamos a rotina dos políticos, nada mais nos surpreende, até porque de tudo já vimos nessa classe. Políticos matando pelo poder, políticos corrompendo e sendo corrompidos, políticos com dinheiro na cueca e com tantas outras falcatruas ao ponto de pai ficar contra filho e filho contra pai. Essas atitudes não são aprovadas pela opinião pública, embora muitos que reprovam infelizmente têm a memória curta. 

Esses mesmos políticos, sem escrúpulos, sabem o que fazem e que bem lá na frente vão gozar do perdão, justamente daqueles que têm a memória curta e continuam os reconduzindo para o Executivo e Legislativo para permanecerem aplicando golpes sujos e dilapidando o erário público. Assim sempre foi e será, porque enquanto não assumirmos nossa culpa e tentarmos mudar nossos conceitos em relação a tudo isso, vamos ver sempre os poderes cheios de gente desse tipo, reconduzidos pelo voto e aclamados pelas centenas, que se vendem por migalhas, como se seu voto fosse um instrumento comercial. Ou mudamos nossa forma de votar, ou vamos continuar na mesma situação.

Por que os aposentados?

            Isso é que todos perguntam. Por que logo os aposentados? Para enxugar os gastos públicos da União, a presidente Dilma até que poderia vetar tantos gastos desnecessários, principalmente dentro da máquina pública. Mas, não. Preferiu não enxergar esse item, porque sabia da briga que iria comprar com muitos chefes políticos, principalmente de sua base. Achou mais fácil vetar o item que prevê aumento, no próximo ano, para os aposentados que ganham acima de um salário mínimo. 

Essa classe já vem sofrendo desde a implantação do plano real. Pois, enquanto os aposentados contemplados com um mínimo já tiveram um ganho de quase 800%, os acima de um mínimo muito mal chegam a 344% uma perca acima de 50%. Essa é a política adotada pelo Governo do PT. Valoriza o mínimo para se manter no poder da velha política populista. Massacra a classe média para manter a mínima e enriquecer cada vez mais os ricos, principalmente os banqueiros, que estão ganhando rios de dinheiros com juros acima de 10% de cartões de créditos e cheques. Engraçado que esse mesmo Governo usa o nosso dinheiro da poupança, ganha mais com o mesmo e nem em todas as aplicações lhe rende 1%. Ainda pregam a política da igualdade.

Não aceitam 

            O atual Presidente do Legislativo patoense, Marcos Eduardo, e outros vereadores não estão vendo com bons olhos a Lei aprovada, que passa de 11 para 17 vereadores a Câmara local. Como depende da aprovação da Câmara, o bloco não simpatizante aos 17, a todo custo, estão fazendo de tudo para não aprovar a mesma. Causando, assim, revolta por parte de alguns parlamentares e muito mais por centenas de simpatizantes de todas as camadas sociais de Patos. Os sites e emissoras estão “bombando” com duras criticas à turma do não, atitude esta que pode custar caro para aqueles que estão de olho na reeleição. Se hoje Patos está acima de 100 mil habitantes e a Lei manda que tenha 17 vereadores, por que dificultar? Há quem diga que dividir o pão entre 11 fica melhor. Você também acha?

Que Lei é essa?

            Em Patos, muitos estão confundindo a Lei Maria da Penha com Lei Maria da Peia. Todos os dias mulheres são agredidas pelos esposos, amantes, namorados e companheiros e poucos são os casos que tal agressores são enquadrados na nova Lei. Para muitos casais, esse tipo de agressão já virou rotina. Alem de apanhar, as vítimas ainda são submetidas ao silêncio, temendo ser assassinadas. Mas, as principais vítimas são os filhos que, na maior parte das vezes, presenciam tudo e apanham também. A igreja prega o que Deus uniu o homem não separa. E nesses casos?
  

Nenhum comentário:

Arquivo do blog