Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Orçamento democrático oferece capacitação para conselheiros de Patos e região

Marcos Eugênio

Ana Paula, secretária executiva do Orçamento Democrático, que vem sendo discutido pelo governo do estado com a sociedade paraibana, esteve na cidade de Patos nesta terça 27 para discutir com os gerentes regionais uma série de atividades, a exemplo de cursos de capacitação direcionada a todos os conselheiros da região eleitos mês passado, ações desencadeadas pelo setor de formação e acompanhamento. 

Os conselheiros vão realizar importante um trabalho de fiscalização do controle social, tanto do orçamento público, como também no acompanhamento dos órgãos e serviços. No Estado são 472 conselheiros e 14 gerentes regionais. “O objetivo dessas atividades é consolidar o trabalho que começou com a vinda do governador em março, o planejamento, e agora estamos no processo final de elaboração da peça orçamentária e desejamos fazer esse trabalho com a população bem perto”, explicou Paula.

Sobre os resultados oriundos das discussões em torno do orçamento democrático disse que os resultados são em médio prazo e falou do pacote grande de ações que está sendo fechado que será entregue até o dia 30 deste mês à Assembléia, mas que antes disso a Paraíba já está vendo uma série de obras sendo anunciadas por Ricardo Coutinho, como a construção do canal Acauã-Araçagi, parceria com o governo federal, recursos da ordem de R$ 933 milhões, obra que já tem um pouco do olhar do orçamento, dentro das estratégicas escolhidas pela população. “A partir de agora as principais obras que irão ser apresentadas pelo governo do estado são demandadas pela população”, informou a secretária executiva do Orçamento Democrático.

Na área da educação ela cita a construção de escolas técnicas estaduais como uma das grandes marcas das solicitações das comunidades, não apenas a educação, mas a educação com qualificação técnica. Na saúde ela lembra o pacto pelo fortalecimento da rede hospitalar de médio porte para que se possa minimizar os impactos negativos como a superlotação e dar melhor atendimento à população. A mensagem do governo do estado, oriunda das discussões orçamentárias com a sociedade, no tocante à saúde trabalhará 80 eixos.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog