Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Presidente de Conselho faz considerações acerca do Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes


Em todo o país se comemorou ontem, quarta-feira, 21 de setembro, o Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes. A data foi instituída pelo movimento social em Encontro Nacional, ocorrido em 1982. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o Dia da Árvore, numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.

A comemoração foi oficializada por meio da Lei Federal aprovada em 11 de julho de 2005, que instituiu o Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes.

 
Para o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Patos, Judivan Pereira, a data tem como finalidade, sobretudo, mostrar a sociedade brasileira, que as pessoas portadoras de deficiências estão cada vez mais lutando por melhores condições de vida.
 
“Sabemos que nossa sociedade é muito preconceituosa, não só em Patos, mas em todo o Brasil. Nós temos hoje, 14,5% do povo da nação com algum tipo de deficiência. Na Paraíba esse índice está em 18,6%, e na cidade de Patos nós temos um dos maiores índices do Estado, com 17,6%. E esse dia marca exatamente nossa busca pelo direito à acessibilidade, para podermos transitar sem qualquer tipo de barreira”, disse.
 
“Em Patos, nós já conseguimos algumas melhorias, a exemplo a sede do Conselho, e o acesso para que essas pessoas tenham como buscar informações. Nosso município não é bem dotado de acessibilidade, mas estamos em diálogo com o prefeito e Ministério Público, bem como com outras entidades, para que busquemos formas de melhorar ainda mais a acessibilidade, que é um direito básico. Fazemos parte da sociedade e queremos adentrar em todos os lugares com o devido direito que nos pertence”, concluiu Judivan.
 
Na noite de ontem, quarta-feira (21), a novena da Festa da Guia foi oferecida às pessoas com deficiências da cidade de Patos.
 
Hélio Barbosa

Nenhum comentário:

Arquivo do blog