Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Produção associada ao turismo valoriza cultura local e diversifica ofertas

Érica Chianca (Assessoria)
Abrindo a programação de palestras do 2º Seminário Nordeste do Turismo Rural, a consultora Mirian Rocha, de Minas Gerais, trouxe experiências da produção associada para a diversificação das ofertas turísticas. O evento acontece hoje, dia 01, e amanhã, 02, em Camina Grande, paralelo a 7ª Feira Regional de Turismo Rural, a Ruraltur 2011, em Campina Grande.

Utilizando o artesanato, gastronomia, manifestações folclóricas ou as atividades agrícolas o setor do Turismo Rural amplia e diversifica a oferta, adequando-se as exigências do mercado e promovendo uma maior valorização da cultura local.

“Quantas histórias nós temos, quantas receitas, quantas belezas? Associar essa produção é fazer com que o turista queira ficar mais um dia, conhecer e levar”, comentou a consultora em sua apresentação.

Segundo Mirian Rocha o turista vivencial, que é o público foco para o setor, exige um produto diferenciado. “Ele deseja conhecer o que está vendo ou comprando, participar, saber da história e como vive aquela população, qual o valor social e ambiental que está associado ao bem em questão”, ressaltou.

Em um dos seus exemplos, Rocha trouxe para o público a experiência de um empreendimento que tem como base a manipulação de mel. Beirando a Rota Terê-Fri, que liga as cidades de Teresópolis e Friburgo, o negócio soube associar a sua produção agrícola a exploração do turismo.

“Paga-se R$ 15,00 e veste-se um macacão de apicultor. Embarcamos na experiência do dia a dia de quem trabalha com as abelhas e ficamos em contato com elas. Além de tudo podemos visitar a fábrica e comer em um equipamento maravilhoso”, explicou.

Outra experiência apresentada foi a do município de Cambará, que fica localizado nas Serras Gaúchas. Lá o turista pode degustar o mais autentico churrasco gaúcho preparado na vala, forma tradicional utilizada pela comunidade rural do entorno que pode levar até 6h para o preparo. O visitante curte a espera assistindo a apresentações de danças tradicionais e a refeição e servida dentro das cocheiras.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog