Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Quixaba concorre com 36 municípios brasileiros ao Prêmio Gestão em Merenda Escolar



 

O município de Quixaba está entre os 37 municípios brasileiros de pequeno porte classificados para concorrer ao Prêmio Gestão em Merenda Escolar deste ano e um dos quatro da Paraíba que tiveram seus projetos selecionados pela ONG Fome Zero – PNAE/FNDE. Hoje (quarta 21) a cidade recebeu duas técnicas do PNAE/FNDE, a nutricionista Isabel Cristina e a administradora Maria da Silva Almeida, que vieram de Brasília para verificar in loco as informações repassadas na inscrição do município.

O Prêmio leva em consideração critérios como melhores práticas, desempenho administrativo-financeiro dos recursos transferidos, da contrapartida, qualidade nutricional da merenda, participação e atuação do Conselho da Alimentação Escolar (CAE), incentivo ao desenvolvimento local, dentre outros. 

Para a equipe de Educação local, é motivo de comemoração o município ter tido seu projeto selecionado. Em todo o Brasil foram 1.080 municípios que se inscreveram no Fome Zero. Desses 37 foram selecionados e apenas 21 receberão o Prêmio Gestão em Merenda Escolar. Há um imenso esforço de professores, funcionários em geral da educação para que a merenda oferecida seja suficiente e de boa qualidade. Um dos diferenciais de Quixaba tem sido o aproveitamento dos produtos agropecuários produzidos pelas famílias cadastradas no programa Agricultura Familiar, valorizando o trabalho dos produtores rurais locais. 

Isabel Cristina disse que o PNAE busca a cada dia melhorar a qualidade da merenda escolar. Citou a proibição de uso de refrigerantes, suco de caixinha, visando oferecer alimentos mais saudáveis e ricos em nutrientes. Há também incentivo à ampliação da renda per capta e cobrança aos prefeitos em relação à contrapartida. “Uma das maiores deficiências hoje da merenda escolar em muitos municípios brasileiros tem sido a falta dessa contrapartida para melhorar o cardápio para as crianças”, enfatizou Cristina. 

Ela também considerou importante a entrada de produtos da Agricultura Familiar na merenda escolar, uma grande luta, tanto dos movimentos sociais, quanto do governo federal, sendo esse fato uma grande vitória pela inserção de produtos regionais, contribuindo para o crescimento da economia do município.

Em Quixaba o município investe quase o triplo do valor repassado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar. O município aproveita bastante os produtos locais da Agricultura Familiar. Semanalmente as escolas recebem frutas e verduras, carnes, ovos, dentre outros. Com uma merenda mais saborosa e nutritiva acabou-se o desperdício.  

Para a nutricionista da rede escolar de Quixaba, Anarah Suellen, a vinda da equipe técnica do PNAE foi um grande prêmio, um importante estímulo para que todos continuem trabalhando para uma oferta de uma alimentação mais decente aos alunos. Explicou que a partir da administração Júlio Cesar houve grande avanço com a merenda escolar, parceria e introdução da Agricultura Familiar, para a qual são direcionados todos os recursos do PNAE, com o  Compra Direta com os produtores rurais, com o uso de todos os recursos do PNAE para a agricultura familiar.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog