Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 13 de setembro de 2011

SAMU de Patos registra 1.088 acidentes de trânsito em 2010

Foto Arquivo pbnoticias.com
Marcos Eugênio

A implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência na cidade de Patos foi uma grande conquista para a população. Se antes doentes, vítimas de acidentes, parturientes eram socorridas pelo Corpo de Bombeiros, viaturas da PM, estes passaram a direcionar seu tempo para cumprir seu papel. 

O socorro a vítimas de acidentes foi o que mais ganhou com o atendimento quase que de imediato por profissionais qualificados, que estão ajudando a salvar muitas vidas. Porém, a falta de obediência às leis do trânsito, a irresponsabilidade de condutores contribuem para que tenhamos um número ainda bastante preocupante de vítimas de acidentes. 

Só o ano passado o SAMU de Patos foi responsável pelo socorro de vítimas em 1.088 acidentes, o que corresponde a aproximadamente três acidentes por dia. De janeiro a junho deste ano foram 520 registros de acidentes em Patos. Somente quedas de moto, com muita gente alcoolizada, foram 214 no primeiro semestre (ano passado foram 541), e choque moto com moto 69. São números bastante preocupantes, que mesmo com campanhas educativas não produzem o impacto esperado. O uso de álcool e direção é apontado com a causa principal de tantos acidentes. Ainda aconteceram 110 colisões carro-moto.

Outro tipo de acidente que chama bastante atenção é o que envolve ciclistas. Em 2010 foram 90 e este ano, até junho, 52. O SAMU continua a enfrentar um antigo problema, o trote. Os atendentes reclamam bastante desse ato que pode evitar que algum doente venha a ser salvo por a viatura ter saído um chamado de algo inexistente.

No próximo dia 18 terá início a campanha nacional pela redução de acidentes de trânsito. A meta preconizada pela assembléia geral das Nações Unidas, OMS, é de trabalhar de 2011 a 2020 para reduzir em 50% mortes ocasionadas pela violência no trânsito. Durante o feriado de Corpus Christi deste ano no Brasil houve uma redução de 35% no número de óbitos em relação a 2010, segundo o Denatran.  

Nenhum comentário:

Arquivo do blog