Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 13 de setembro de 2011

'Tropa de elite 2' é o grande vencedor do 6º Prêmio Contigo! de Cinema

Foto: Henrique Porto/G1
O longa-metragem "Tropa de elite 2", de José Padilha, foi o grande vencedor do 6º Prêmio Contigo! de Cinema. A cerimônia de entrega foi realizada na noite desta segunda-feira (12), no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Estrelado por Wagner Moura, o filme levou 5 das 6 categorias a que havia sido indicado: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Roteiro e Melhor Fotografia, segundo o júri oficial. Já o voto popular premiou a produção na categoria Melhor Ator, graças ao desempenho de Wagner Moura como Capitão Nascimento.

Com a ausência de Padilha, Moura, do diretor de fotografia Lula Carvalho e do coroteirista Bráulio Montovani à premiação, sobrou para o produtor Marcos Prado a tarefa de subir ao palco e receber os troféus pelos colegas.

"Este aqui é meu", disse o produtor, já no quarto agradecimento da noite. "Brincadeira. Na verdade, nada é só meu. Um filme é feito por milhares de pessoas. E todas são merecedoras", destacou Prado, festejando o prêmio de Melhor Filme com parte do elenco e equipe técnica no palco.

Irandhir Santos, que levou a melhor na categoria Ator Coadjuvante pelo trabalho como o deputado Diogo Fraga, foi o único dentre os premiados do longa a comparecer.

"Quero agradecer ao (José) Padilha pela confiança e maestria com as quais conduziu o projeto. Também não posso deixar de citar a pessoa que me serviu de grande inspiração para este papel, que foi o deputado Marcelo Freixo", declarou o ator, comentando ainda que o trabalho lhe proporcionou a oportunidade de conhecer a penitenciária de Bangu 1, no Rio, uma das "experiências mais marcantes" de sua vida: "Nunca mais vou esquecer o cheiro que tem uma prisão".

Dobradinha
Além de "Tropa de elite 2", outro destaque da noite foi "Bruna Surfistinha". O filme saiu com dois prêmios: Melhor Filme (voto popular) e Melhor Atriz para Deborah Secco, vencedora tanto pelo júri oficial quanto pela votação dos internautas.

"Quero agradecer à minha família, que aguentou minha ausência. Obrigada também à equipe de 'Bruna'. A gente não faz nada sozinha", lembrou Deborah.

Outros premiados foram Caio Blat, eleito Melhor Ator; e Cássia Kiss, vencedora como coadjuvante, ambos por "Bróder". A atriz, aliás, não economizou nos palavrões para agradecer.
"Como eu gosto dessa profissão, p... que pariu! Estou dentro da profissão mais bonita e, por isso mesmo, mais difícil que existe. Eu ralo para c..., mas não tem graça se não for assim. Estou honrada. Muito obrigada", disparou a atriz.

A cerimônia, que contou com a apresentação da atriz Dira Paes pelo terceiro ano consecutivo, ainda homenageou o ator José WIlker com um prêmio especial. Um vídeo com fotos trechos de Wilker em cena também foi exibido.

"Eu não posso receber um tipo de homenagem como esta como se fosse só para mim. Porque o cinema é feito por muita gente, é feito por multidões e com solidariedade. Então eu o recebo em nome de quem faz cinema no Brasil, em nome de quem me ensinou a fazer cinema, a gostar de cinema e, sobretudo, que por meio de uma atividade, me ensinou a gostar de gente. Eu gosto de gente. E, por que eu amo as pessoas, eu faço cinema", agradeceu o ator.
Veja a lista completa dos vencedores do 6º Prêmio Contigo! de Cinema:
JÚRI OFICIAL
MELHOR TRILHA SONORA
Guto Graça Mello e MV Bill ("5X favela, agora por nós mesmos")
MELHOR ATRIZ COADJUVANTECássia Kiss ("Bróder")
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Irandhir Santos ("Tropa de elite 2")
MELHOR DOCUMENTÁRIO
"Dzi Croquettes"
MELHOR DIRETOR DE DOCUMENTÁRIO
Rodrigo Siqueira ("Terra deu, terra come")
MELHOR FIGURINO
Claudia Kopke ("O bem amado")
MELHOR ROTEIRO
José Padilha e Bráulio Montovani ("Tropa de elite 2")
MELHOR FOTOGRAFIA
Lula Carvalho ("Tropa de elite 2")
MELHOR ATRIZ
Deborah Secco ("Bruna Surfistinha")
MELHOR ATOR
Caio Blat ("Bróder")
MELHOR DIRETOR
José Padilha ("Tropa de elite 2")
MELHOR FILME
"Tropa de elite 2"
HOMENAGEM
José Wilker

JÚRI POPULAR
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Tainá Muller ("As mães de Chico Xavier")
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Matheus Nachtergaele ("O bem amado")
MELHOR ATOR
Wagner Moura ("Tropa de elite 2")
MELHOR ATRIZ
Deborah Secco ("Bruna Surfistinha")
MELHOR FILME
"Bruna Surfistinha"

 G1

Nenhum comentário:

Arquivo do blog