Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 8 de outubro de 2011

Autoestima - Uma boa leitura para iniciar bem o dia

O CÂNCER DE MAMA E O MOVIMENTO OUTUBRO ROSA

Inácio A. Torres

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. Conforme o Instituto Nacional de Câncer -INCA, a cada ano, cerca de 22% dos casos novos de câncer em mulheres são de mama. Há alguns anos foram estabelecidos como fatores de risco para essa doença: menarca (primeira menstruação) precoce, nuliparidade (não ter tido filhos), idade da primeira gestação a termo acima dos 30 anos, anticoncepcionais orais, menopausa tardia e terapia de reposição hormonal.
Além desses, a idade continua sendo um dos mais importantes fatores de risco, tendo sido comprovado que as taxas de incidência aumentam rapidamente até os 50 anos e posteriormente o mesmo ocorre de forma mais lenta.
No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda como principais estratégias de rastreamento populacional um exame mamográfico, pelo menos a cada dois anos, para mulheres de 50 a 69 anos de idade, e o exame clínico anual das mamas, para mulheres de 40 a 49 anos de idade. Para mulheres - com história familiar de câncer de mama em parentes de primeiro grau - consideradas de risco elevado para a doença, recomenda-se o exame clinico da mama e a mamografia, anualmente, a partir de 35 anos de idade.
O exame clínico, como parte do atendimento integral à saúde da mulher, deve ser realizado, por médico ou enfermeiro treinado para essa atividade, em todas as mulheres que procuram o serviço, independentemente da faixa etária. A prática desse exame tem como fundamentos: a eticidade, o conhecimento científico, o correto esclarecimento e o respeito ao consentimento por parte da usuária do serviço.
Apesar de ser considerado um câncer de relativamente bom prognóstico, se descoberto logo no início e tratado, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas no Brasil, certamente porque a doença vem sendo diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.
Ressalte-se que a Lei 11.664/08, que trata da efetivação no âmbito do SUS, de ações de saúde para tratamento dos cânceres do colo uterino e de mama, determina a obrigatoriedade de realização de exame citopatológico do colo uterino a todas as mulheres que já tenham iniciado sua vida sexual, independentemente da idade, bem como a realização de exame mamográfico a todas as mulheres a partir dos quarenta anos.
Contudo, lamentavelmente no país inteiro, se verifica ainda muitas brasileiras fazendo peregrinação para realizar uma mamografia ou um exame papanicolau, os quais, algumas vezes, além da demora para o recebimento, apresentam resultados duvidosos ou pouco confiáveis.
Isso posto, gostaríamos de convidar a todas as mulheres e homens, entidades públicas e privadas de Cajazeiras e do Sertão paraibano para se engajarem na Campanha Outubro Rosa, um grande movimento contra o câncer de mama iniciado nos anos 90 nos Estados Unidos e hoje espalhado em muitos países.
O outubro Rosa, atualmente comemorado em todo o mundo, tem como objetivo alertar a humanidade sobre o câncer de mama, essa doença que vem a cada ano matando mais mulheres. O símbolo desse movimento é um laço cor de rosa, portanto, se durante este outubro, você encontrar pessoas usando esse laço já sabe que se trata de alguém que está apoiando a luta contra o câncer de mama. Mire-se nesse exemplo, estimule-se, e também coloque o seu laço. Assim você estará participando de um movimento pacato, bonito, solidário e denunciador de uma questão mundial de saúde pública.
Enfim, você estará lutando por uma nobre e grande causa humanitária e a favor da promoção da vida de mulheres, como sua mãe, irmãs, amigas, colegas, esposas e namoradas.

Um comentário:

Teuvo Vehkalahti disse...

Greetings from Finland. This, through a blog is a great get to know other countries and their people, nature and culture. Come take a look Teuvo images and blog to tell all your friends that your country flag will stand up to my collection of flag higher. Sincerely, Teuvo Vehkalahti Finland

Arquivo do blog