Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Começa capacitação para “A Cor da Cultura” em Patos

Começou nesta quarta 05 a primeira etapa da capacitação de implantação do projeto “A Cor da Cultura”, em Patos, que, dentre os objetivos visa a valorização dos afrodescendente para nossa cultura, sua inclusão social, enfrentamento à discriminação ainda bastante forte na sociedade brasileira em relação aos negros, através de educação, conscientização.

O evento, que acontece na 6ª Regional de Ensino, é direcionado a técnicos da rede estadual de ensino, diretores, coordenadores pedagógicos que vão ser multiplicadores de conhecimentos ao levar para suas unidades de ensino as informações oriundas do encontro, que terá sequência nos dia 13 e 19 deste mês.

A Afrobrasilidade e a Lei 10.639, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica é o tema em debate. Nádia Farias, representante do Fórum de Educação Etnicorracial, em sua palestra na manhã de hoje, fez um retrospecto de inúmeras contribuições africanas, dentro de um contexto histórico que contribuiu para a formação do povo brasileiro, a exemplo da oralidade, culinárias, artes, religião, enfim a cultura como elemento da nossa contemporaneidade

O projeto “A Cor da Cultura” é uma iniciativa do Canal Futura com apoio de várias instituições, como a SEPPIR – Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e o CIDAN – Centro de Informação e Documentação do Artista Negro. A didática explorada neste primeiro dia de capacitação usou, além das palestras, vídeos, slides e apresentações culturais.

Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog