Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 8 de outubro de 2011

Empresário comemora com família 104 anos em Patos


Marcos Eugênio

Uma data pra lá de invejável. 

104 anos comemorados hoje, 8 de outubro. O alfaiate Pedro César de Melo, nascido em 8 de outubro de 1907, no Sítio Espinho Branco, Teixeira-PB, logo cedo seus pais, José Micena Gomes e Honória César Gomes, resolveram sair da zona rural e vieram para a cidade de Patos. Nesta cidade Pedro César deixou seu legado para o comércio, a religião patoense, fervoroso católico, tendo sido grande colaborador na construção da Igreja de São Sebastião.

Casado há 74 anos com a senhora Maria de Lourdes Wanderley Nóbrega, com a qual teve 14 filhos, dez criados: Luiz Carlos, Zelândia, Jane, Janete, Rildo, Dione, Breno, Conceição, Cleanto e Carmelo Wanderley Cesar. Destes nasceram 37 netos, 53 bisnetos e 04 tetranetos, uma imensa árvore genealógica e muitas história de família para contar, compartilhar com amigos.

Pedro César não teve, à época, tanta facilidade para os estudos, aprendendo praticamente o básico, mas deu base, incentivou seus filhos para os estudos. Na economia de Patos exerceu por 73 anos a profissão de alfaiate, sendo referência na arte e chegou a confeccionar ternos para celebridades da música brasileira, a exemplo de Nelson Gonçalves, Luiz Gonzaga e Sílvio caldas, quando estes se apresentavam na região. 

O centenário Pedro Cesar foi proprietário da Camisaria do Norte e Camisaria César, de onde saia todo o fardamento do saudoso Educandário Diocesano de Patos. Para os filhos, a maior herança deixada por Pedro e Maria de Lourdes tem sido a hombridade, amor ao trabalho, perseverança e lealdade.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog