Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Patos celebra 108 anos

Uma cidade jovem, mas que vive intenso crescimento, sendo uma das mais importantes do semi-árido nordestino, se destacando na região por ser pólo econômico, abrangendo mais de 70 municípios, inclusive dos estados vizinhos Pernambuco e Rio Grande do Norte, por sua educação, saúde. A cidade de Patos, com 101.358 habitantes, comemora neste dia 24 de outubro 108 anos de elevação à categoria de cidade.
A Prefeitura Municipal colocou em sua programação alusiva ao aniversário da cidade para esta segunda-feira a inauguração a Praça Orlando Torres no bairro Juá Doce, às 19h. O novo equipamento público, além do projeto paisagístico, contará com área de lazer para crianças e quadra poliesportiva.
Paro o prefeito Nabor Wanderley, a ideia é continuar com projetos que beneficiem diretamente a qualidade de vida da população. "A cidade está de parabéns, os patoenses estão de parabéns. Hoje é uma data festiva e vamos comemorar com a  conclusão de um trabalho importante, assim como muitos outros, que é a entrega da Praça Orlando Torres. Patos é grande através da força e determinação do seu povo e precisamos trabalhar para mudar a vida das pessoas para melhor", relata.

Ainda na noite de hoje, a partir das 21h, no Terreiro do Forró, haverá a comemoração festiva com a gravação do DVD da banda Pagodão S/A, que receberá no palco a participação do vocalista da Banda Encantus, Carlinhos Caiçara e do cantor Adonis Antônio.

Confira outras obras inauguradas e iniciadas na programação alusiva aos 108 anos de Patos

Dentro da programação, a administração pública já inicou a construção de uma praça no bairro Salgadino, a construção da Unidade de Saúde Ana Raquel, no Jardim Redenção, entrega da reforma e ampliação da Unidade de Saúde Ministro Ernani Sátyro, na Vila Cavalcante, lançamento do edital do novo concurso público para preenchimento de 554 vagas, entrega de um telecentro no bairro Bivar Olinto e colocou nas ruas a campanha nacional de trânsito, além de intensificar as ações do programa Patos Pra Frente, que leva os serviços administrativos da Prefeitura para os bairros.

História de Patos
Até meados do século XVII, toda a zona que abrange o território do atual Município de Patos era habitada pelos índios Pegas e Panatis.
Os primeiros elementos civilizadores a penetrarem a região foram os membros da família Oliveira Ledo, que fundaram algumas fazendas de gado, tendo encontrado forte resistência por parte dos gentios. Pouco a pouco foram os nativos obrigados a abandonar a região, à medida que seus domínios eram conquistados pelos brancos.
Depois das fazendas de gado fundadas por Oliveira Ledo, outras foram sendo formadas por colonizadores portugueses, que ali se estabeleceram com seus escravos.
O lugar primeiramente devassado chamava-se Itatiunga, nome dado pelos gentios que significa "pedra branca". Mais tarde, passou a chamar-se Patos.
Segundo a tradição, a denominação de Patos originou-se do nome de uma lagoa, hoje aterrada, situada às margens do rio Espinharas, a qual era conhecida por Lagoa dos Patos, em virtude da grande quantidade dessas aves ali existentes.
Em 1752, o Capitão Paulo Mendes de Figueiredo e sua mulher Maria Teixeira de Melo, que residiam nos sítios de Patos e Pedra Branca, doaram parte de suas terras a Nossa Senhora da Guia. É nessas terras que está edificada a cidade de Patos.
Em 28 de novembro de 1768 foi ratificada essa doação pelos herdeiros de Paulo Mendes de Figueiredo, tendo início a construção da capela em 1772. Nos seus arredores começou a surgir a povoação, que se incorporou à Freguesia de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Pombal.
Com o desenvolvimento que foi tendo a povoação, a 6 de outubro de 1788, por Provisão Régia, n.° 14, foi criada a Paróquia de Patos.
Administrativo

Distrito criado com a denominação de Patos, por provisão de 1788. Elevado à categoria de vila com a denominação de Patos, pelo decreto, de 13 de dezembro de 1832, desmembrado de Pombal. Instalada em 22 de agosto de 1833.

Elevado à condição de cidade com a denominação de Patos, pela lei estadual nº 200, de 24 de outubro de 1903.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog