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quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Programa Pró-letramento em Patos realiza cerimônia de encerramento

A Secretaria Municipal de Educação de Patos realizou na noite desta próxima quarta-feira (05), às 19h, no Centro Educacional Irmã Benigna, a cerimônia de encerramento do programa Pró-letramento. Trata-se de um programa de formação continuada de professores, para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. O Programa é realizado pelo MEC, em parceria com Universidades que integram a Rede de Formação Continuada.
 
O curso iniciou no dia 04 de maio de 2011, tendo como coordenadora Ana Lúcia Alencar Xavier Marques e os tutores Francileudo e Francisco Marcelino de Matemática e Maria Aparecida Ferreira Xavier e Valdise de Assis Dantas Candeia de Alfabetização e Linguagem. Essa 1ª etapa contou com a participação de cerca 100 professores, que receberão uma certificação de 120 horas. As aulas que foram ministradas no Instituto Dr. João Tavares e no auditório Paulo Freire na Secretaria da Educação serão retomadas no início do próximo ano com o revezamento das disciplinas.   

Para a tutora Valdise Dantas “a formação continuada de caráter reflexivo considera o professor sujeito da ação, valoriza suas experiências pessoais, suas incursões teóricas, seus saberes da prática e possibilita-lhe que, no processo, atribua novos significados a sua prática, compreenda e enfrente as dificuldades com as quais se depara no dia-a-dia, no sentido de melhorar a qualidade do ensino, as condições de trabalho e ainda contribuir para a evolução funcional dos professores.”

Desse programa, podem participar todos os professores que estão em exercício, nas séries iniciais do ensino fundamental das escolas públicas aos quais é oferecido suporte à ação pedagógica nas séries iniciais do ensino fundamental, contribuindo para elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática.

Para o secretário Zeca “o curso visa contribuir para que se desenvolva nas escolas uma cultura de formação continuada, oferecendo suporte a ação pedagógica dos professores, desenvolvendo conhecimentos que possibilitem a compreensão no processo de ensino e aprendizagem”.

A formação continuada é uma exigência da atividade profissional no mundo atual não podendo ser reduzida a uma ação compensatória de fragilidades da formação inicial. O conhecimento adquirido na formação inicial se reelabora e se especifica na atividade profissional, para atender a mobilidade, a complexidade e a diversidade das situações que solicitam intervenções adequadas. Assim, a formação continuada deve desenvolver uma atitude investigativa e reflexiva, tendo em vista que a atividade profissional é um campo de produção do conhecimento, envolvendo aprendizagens que vão além da simples aplicação do que foi estudado.

Airton Alves

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