Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

São José de Espinharas realiza dia de documentação da trabalhadora rural

Célia Sulpino e Ana Paula, assistente social
O Município de São José de Espinharas será sede nesta segunda-feira (24) do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Um dia de muitos serviços oferecidos às famílias do campo, através de diversas instituições públicas municipais, estaduais e federais. O evento terá início às 8h com encerramento previsto para as 16h, tendo como local a Escola Estadual José Américo de Almeida.
O programa vai oferecer emissão gratuita de documentos, CPF, RG, certidão de nascimento (cartório), carteira de trabalho, além de uma série de serviços de educação saúde, assistência social, cultura e lazer. A Prefeitura de São José de Espinharas dará todo o apoio logístico e contará com importantes parceiros na instalação do programa, que faz parte das atividades dos Territórios da Cidadania, segundo informou a secretária municipal de Assistência Social, Célia Sulpino.  

Além da Prefeitura, com todas suas secretarias e serviços, a exemplo do CRAS, Defensoria Pública, Emater, BNB, INSS, Incra, MDA, Sindicato Rural de São José de Espinharas, conselhos municipais, Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres se farão presentes. No local profissionais de saúde farão atendimentos básicos, como aferição de pressão, teste de glicemia. Haverá momentos de cultura e laser, lanche para o público presente.

O Programa Nacional de Documentação das Trabalhadoras Rurais (PNDTR) foi criado em 2004 com objetivo de incluir socialmente as trabalhadoras rurais, através de emissão de documentos civis, trabalhistas e de acesso aos direitos previdenciários, nesses mutirões itinerantes. Associada a essa atividades acontecem ações educativas.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog