Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

175 municípios paraibanos já se inscreveram para Encontro de Vigilância Sanitária

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) realiza na próxima semana o II Encontro Estadual de Vigilância Sanitária. O evento acontece nos dias 7, 8 e 9 no Hotel Tambaú, em João Pessoa e deverá reunir coordenadores e inspetores de vigilância sanitária de todos os municípios paraibanos, além de representantes da Anvisa. A abertura será às 14h do dia 7 – nos dois dias seguintes, a programação começa às 8h e dura o dia todo.

Segundo o diretor geral da Agevisa, Antônio Sérgio Lemos de Souza, até agora, 175 municípios se inscreveram para participar do evento. “Mas a expectativa é de que o encontro conte com a participação de cerca de 450 pessoas”, disse. Ele adiantou que todos os municípios foram contatados e orientados a inscrever seus coordenadores e inspetores de vigilância sanitária. A inscrição pode ser feita até esta sexta-feira (4), pelo endereço eletrônico gtia@agevisa.pb.gov.br. Outras informações pelo telefone 3218-5935.

O objetivo do evento, de acordo com Lemos, é construir o Sistema Estadual de Vigilância Sanitária com a participação e a orientação de todos os municípios. “A intenção é trabalhar a descentralização das ações e serviços”, disse. Ele explicou também que o órgão trabalha para garantir o cumprimento da Lei Orgânica da Saúde, em que a Agevisa tem a missão de qualificar os gestores e seu quadro profissional, além de coordenar o Sistema Estadual de Vigilância Sanitária. “Aos municípios, compete a execução das ações”, completou.

A Agevisa também capacita os municípios com relação à estrutura física, técnica e financeira, fomentando a descentralização das ações e orientando sobre a liberação de recursos financeiros do Fundo Nacional de Saúde (FNS).  “Temos a visão de gestão de que a Vigilância Sanitária precisa descentralizar suas ações e respeitar o que dispõe a Lei Orgânica da Saúde”, enfatizou.

Secom-PB

Nenhum comentário:

Arquivo do blog