Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Autoestima - uma leitura saudável para começar bem o seu dia!

O palavrório arretado do vereador chico bocão

Inácio A. Torres
Outro maravilhoso presente que recebi em Patos, na minha última estada, na morada do sol: O cordel “O palavrório arretado de Chico Bocão”, o vereador com maior número de mandatos consecutivos que já se tem notícias nesse sertão paraibano.
O texto poético é de Vicente Campos Filho e a ilustração de Regis Soares. Adaptamos para a prosa algumas dessas tiradas de Chico, que assim ficaram.
Sobre um convite feito a Chico Bocão, pelo ex-prefeito Edmilson Mota, insistindo para que ele aceitasse ser o presidente da Câmara. Retrucou Bocão:
- Dr. Edmilson, aqui nós não estamos à-toa. Eu e tu na cama, só vai dar coisa boa, pois com nós dois, a coisa vai ou o peido avôa.
Certa vez em um comício cuja atração principal, o candidato a prefeito, só chegaria bastante atrasado; deram a Chico a incumbência de, com sua oratória,  “segurar” o povo até a chegada do edil. Chico falava o tempo todo, mas o público permanecia indiferente, nem sequer aplaudia. Revoltado perguntara o motivo dessa apatia, quando ouviu um
popular gritar:
-“Nós tamos é com fome, vereador e, seu falatório não para!
Chico respondeu em voz alta:
- “Eu tô aqui só com um ovo e não tô nem me queixando, ora essa!
Durante a construção da vila Cavalcante, um grupo de mulheres fora pedir a Chico uma ajuda para conclusão de suas casas.
Ele prontamente atendeu-as, dizendo com alegria:
-“Vocês podem ir subindo os quartos, que daqui a pouco eu encosto a madeira”.
Numa manifestação contra o prefeito, um grupo de professores gritava em frente a Prefeitura e, ao mesmo tempo, aplaudia os oradores que se revezavam em discursos calorosos contra o poder municipal.
Chico que assistia a tudo, meio que escondido, chegou próximo dos manifestantes sendo logo interrogado por um deles:
- “E aí Chico, tá conosco ou com o prefeito?”
E Chico de forma elegante e própria de político profissional e inteligente respondeu baixinho: “Tô aqui só como expectorante e nada mais”.

Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

Nenhum comentário:

Arquivo do blog