Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

CEFOR e municípios pactuam cursos oferecidos pelo Estado


Aconteceu na manhã desta quarta-feira 16 no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde em Patos a reunião do colegiado, que contou com a presença de secretários municipais de saúde e uma equipe do CEFOR – Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba. Na pauta do encontro, programação para o dia mundial da AIDS, celebrado no próximo dia 1º; repasse da União da CIB – Comissão Intergestores Bipartite e apresentação de vários cursos que o CEFOR estará oferecendo aos municípios da regional Patos nos próximos dias, bem como formalizar a pactuação para as referidas capacitações.

Márcia Rique, diretora do CEFOR, explicou que, dentre os cursos que o Estado está trazendo este ano para o Sertão nesse processo de educação permanente para os profissionais de saúde, através do Centro Formador, está dois, um técnico para Agente Comunitário de Saúde, primeira etapa, e o segundo, para técnico de Vigilância em Saúde 

Além destes, três cursos de especialização vão melhorar os conhecimentos dos profissionais que atuam no Sertão, de Saúde da Família, Gestão de Atenção Básica, como também de Gestão de Recursos Humanos e gestão em Saúde, recém lançado em edital, onde Patos está inserido para participar como uma das cidades prioritárias. 

“É objetivo do Governo da Paraíba investir muito em qualificação, pois a gente sabe que isso dá qualidade no processo de trabalho e melhora o cuidar das pessoas. A intenção final é justamente essa, ter um cuidado adequado e com qualidade para com as pessoas da Paraíba”, comentou Márcia. Ela acrescentou que nessa visita da equipe do CEFOR haverá a discussão da pactuação dos cursos técnicos de agente de saúde e de vigilância em saúde, a contrapartida do município, horários a ser disponibilizados para os servidores que deles participarão. “O município bancará somente o transporte de seus funcionários para participarem dos cursos”, acrescentou.

O CEFOR adiou mais uma vez o prazo limite, até a próxima sexta 18, para as inscrições nos cursos de especialização em Saúde da Família e de Gestão. Já as inscrições para o de Gestão em Saúde e Recursos Humanos, abertas no último dia 16, prosseguem atá o dia 09 de dezembro

Nenhum comentário:

Arquivo do blog