Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Cursos de especialização atraem profissionais de saúde


A política de educação permanente posta em prática pelo governo estadual vem recebendo adesão de muitos profissionais de saúde de todas as regiões da Paraíba. Cursos de especialização de gestão em saúde da família, de atenção básica e de redes microrregionais de saúde são alguns que estão em fase de iniciação. 

Semana passada, dias 17 e 18 aconteceu aula inaugural do curso de especialização em política e gestão do cuidado, oferecido aos gerentes regionais e a 100 apoiadores de todas as regiões, que permitirá a criação de uma rede de discussão em saúde em nível local. Esses alunos vão ajudar na capacitação de outros profissionais de saúde, a exemplo de médicos, enfermeiros e dentistas. Com isso se criará uma rede de fortalecimento da atenção básica, com a oferta de melhores serviços para a população.

Várias entidades como a UFPB, SES, através do CEFOR, vão formar nessa primeira etapa cerca de 800 servidores da saúde no Estado. Essa qualificação visa formar profissionais para atuar nessa nova política que o Estado da Paraíba está efetivando, mas para isso é necessária a participação dos municípios, inscrevendo suas equipes. 

“Essa adesão dos municípios tem sido muito boa, pois começam a perceber a necessidade dessa qualificação. Há inclusive propostas do Ministério da Saúde feitas diretas com o município, é o caso do PMAQ – Programa de Melhoria do Acesso da Atenção Básica, onde, na região de Patos, dos 24 municípios apenas três ainda não aderiram. Acredito que até agosto do próximo ano estaremos concluindo todos esses cursos e com isso tenho a certeza que elevaremos a qualidade da assistência e principalmente os projetos e ações que deverão ser colocados em prática na região de Patos, nos 24 municípios que compõem essa gerência”, explicou Davi Nunes da Paz, gerente da 6ª GRS.

Ele falou do processo de co-gestão que está acontecendo do Estado com os municípios. Disse que hoje os gestores sabem da importância da união de forças e que a sociedade tem pleno conhecimento de seus direitos, sendo importante a oferta de serviços de qualidade. Acrescentou também que no atual governo não há discriminação com qualquer que seja a cidade, bastando apenas que o gestor apresente projetos bem elaborados e viáveis que será atendido. “Nesse governo não existe ação direcionada para município A ou B. Todos estão aptos, inclusive esses processos de capacitação chancelados pelo Estado são abertos a todos os profissionais de saúde que queiram”, comentou Davi.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog