Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Festival Internacional de Folclore do Cariri começa no próximo domingo, em Taperoá


Evento acontecerá em oito cidades com participação de grupos do Brasil, África do Sul, Paraguai e Israel

Começa no próximo domingo (20), em Taperoá, o II Festival Internacional de Folclore do Cariri, que vai reunir grupos do Brasil, África do Sul, Paraguai e Israel. De Taperoá, os grupos seguem em caravana para mais sete cidades, encerrando as apresentações no dia 30 no município de Marcação. O evento é uma realização do Cioff Brasil, Universidade Leiga do Trabalho e Pontão Cariri Território Cultural, em parceria com o Governo do Estado, Sebrae, Universidade Federal da Paraíba, Fórum de Cultura e Turismo do Cariri Paraibano e prefeituras municipais.
A abertura em Taperoá está prevista para as 19h com um desfile dos grupos. A concentração será em frente à Prefeitura Municipal, de onde os bailarinos seguirão pela Avenida Epitácio Pessoa, passando pela rua XV de Novembro até chegar à Praça João Suassuna para as apresentações, que acontecerão no palco principal a partir das 20h30.
Além dos grupos internacionais, participarão do evento o Grupo de Cultura Os Cariris (de Taperoá), a Companhia Folclórica Raízes (de Campina Grande), Cirandeiros do Vale do Gramame (comunidade rural de João Pessoa) e a Companhia Txai de Danças Populares (de Fortaleza, Ceará). Também haverá apresentação da Filarmônica João Ferreira de Sousa e da Banda Marcial Maestro José Fernandes.  
Em Taperoá, o festival acontece até o dia 22 (terça-feira). Além das apresentações em praça pública, sempre às 20h30, os componentes dos grupos visitarão as escolas públicas e particulares do município para realizar brincadeiras com as crianças, nos dias 21 (às 9h) e 22 (às 14h). Também haverá oficina de dança folclórica para o público às 16h30 do dia 22, na Praça João Suassuna. 
O festival continua até o dia 30 nos seguintes municípios: Assunção (dia 23); Juazeirinho (24); Camalaú (25); Monteiro (26); Soledade (27) e Boa Vista (28) e Marcação (29 e 30). Em todos os municípios, além dos grupos convidados, haverá apresentação de grupos locais. A Companhia Raízes é a única que não segue na caravana.  Nos municípios de Monteiro, Boa Vista e Marcação, também haverá apresentação do grupo folclórico Jacoca, do Conde.

Paula Brito (Assessora)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog