Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

MEC aplica Prova Brasil em 22 escolas municipais de Patos


O Ministério da Educação começou nesta quarta-feira (09-11), a aplicação das provas do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que prossegue até dia 18 de novembro em todo o país, seguindo data agendada para a aplicação em cada escola. Realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o SAEB é composto pela Anresc (Avaliação Nacional do Rendimento Escolar), nacionalmente conhecida como Prova Brasil, e pela Aneb (Avaliação Nacional da Educação Básica).

O objetivo é mostrar a real situação do Sistema Educacional Brasileiro a partir da avaliação de desempenho dos estudantes e levantamento de informações sobre a escola, os professores e os diretores. A Prova Brasil é aplicada nas escolas públicas urbanas e rurais que possuem pelo menos 20 ou mais estudantes matriculados no 5º ano (4ª série) e 9º ano (8ª série) do ensino fundamental.

As médias de desempenho nessas avaliações subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.

Em Patos, a Prova Brasil está sendo aplicada em 22 escolas da rede municipal, com participação de 481 estudantes; ás escolas são: Aristides Hamad Timene, Analtides Aires de Moura, Anaíza Luiz Calixto, Alírio Meira Wanderley, CIEP II Anésio Leão/Miguel Motta, Dionísio Marques de Almeida (SESI), Dom Expedito Eduardo de Oliveira, CIEP III Firmino Ayres/Otto S. Quinho, Instituto Dr. Dionísio da Costa, CIEP I José Genuíno/Napoleão Nóbrega, José Permínio Wanderley, João Rodrigues de Amorim, Monsenhor Manoel Vieira, CIEP V Maria Eudócia/Stª Terezinha, Nelita Nóbrega de Queiroz, Maria das Chagas Candeia, Professor Manoel S. Oliveira, Rotary Norte, Sabino Ferreira Freire,  Sizenando Flórido de Sousa e Zefinha Motta.

O secretário municipal de Educação, Zeca, tem boas perspectivas com relação ao desempenho dos alunos da rede municipal na Prova Brasil. “É necessário entender que o desempenho do aluno é resultado do ensino e aprendizado desenvolvidos ao longo do processo de escolarização e que a Secretaria Municipal de Educação, com toda sua equipe gestora, tem direcionado suas ações sempre procurando melhorar a qualidade do ensino e o resultado do Ideb deve comprovar a eficiência de todo esse trabalho”, ressaltou Zeca.

Nos testes aplicados os estudantes respondem a questões de língua portuguesa, com foco em leitura e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

Airton Alves

Nenhum comentário:

Arquivo do blog