Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 6 de novembro de 2011

Médica e engenheiro de Patos ministram palestra em seminário do CPR-PB

Foto:Marcos Eugênio
Marcos Eugênio

O 2º Seminário Sobre Boas Práticas e Inovações em Segurança e Saúde na Indústria da Construção, que acontece nesta terça-feira 8 em João Pessoa, numa realização do CPR-PB – Comitê Permanente Regional Sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção da Paraíba, terá na sua programação uma palestra a ser proferida pela médica do trabalho Paula Souto Maia e pelo engenheiro Lelis Trindade, ambos lotados na Prefeitura de Patos. Eles vão falar sobre: "relato da experiência integrada entre PCMAT e PCMSO em canteiros de obra”.

O convite foi feito pelo coordenador do CPR-PB, José Hélio Lopes Batista. O PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e o PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) são condições obrigatórias para a garantia da segurança e saúde dos trabalhadores que atuam nesse setor.

Patos foi um dos pioneiros na sua implantação e por isso está levando essa experiência do PCMAT e PCMSO nos canteiros de obras para o encontro, que é direcionado a gestores, engenheiros, mestres e encarregados de obra, profissionais de segurança e saúde no trabalho e de RH, pesquisadores e estudantes envolvidos com temas relacionados ao binômio trabalho x saúde.

O seminário tem como objetivos socializar experiências que resultaram na melhoria das condições de trabalho em canteiros de obra, incentivando sua adoção pelas empresas construtoras e Informar o público sobre modificações no texto da NR-18 e sobre novas tecnologias que contribuem para um trabalho seguro e saudável no setor construtivo.

Além da experiência de Patos, referência no Estado, a liberação do alvará de construção pela prefeitura mediante projetos de prevenção de acidentes; sistemas de ancoragem para trabalhos em altura, uso de cesto aéreo e plataformas de trabalho aéreo, mudanças na NR-18 (Norma Reguladora) para maior segurança ao trabalhador, são outros temas a ser trabalhados nesse encontro na Capital.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog